Espaço da Família Ronald McDonald

banner_espaco_familia

O Programa Espaço da Família Ronald McDonald faz parte do portfólio internacional do Sistema RMHC e chegou ao Brasil com o objetivo de oferecer conforto e acolhimento dentro das unidades médicas para adolescentes e crianças em tratamento de câncer e aos familiares que os acompanham.

O Espaço da Família Ronald McDonald contribui para reduzir o abandono do tratamento, pois oferece infraestrutura, ambientes e atividades que tornam o tempo de espera menos desgastante e também favorece o contato entre familiares e equipe médica.

O Instituto Ronald McDonald é o coordenador do programa no Brasil, atuando desde a prospecção das instituições, acompanhamento da implantação até a obtenção da licença junto à RMHC Global e gestão do Espaço da Família, garantindo os padrões de qualidade e excelência recomendados pela Ronald McDonald House Charities.

Os recursos para desenvolvimento deste programa são obtidos através de campanhas de arrecadação como o McDia Feliz, Cofrinhos e através de eventos como o Torneio de Golfe e o Jantar de Gala.

Atualmente existem três unidades em funcionamento localizadas nas cidades de Sorocaba, Barretos e Cuiabá. Duas localidades no país estão em fase de construção de novos Espaços da Família, que serão inaugurados nas dependências do Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti, o Hemorio no Rio de Janeiro; e no Hospital da Criança de Brasília José de Alencar, o HCB em Brasília.

Espaço da Família Ronald McDonald – Hospital GPACI

Sorocaba (SP)

O Espaço da Família Ronald McDonald – Hospital GPACI foi a primeira unidade inaugurada no Brasil, em 2011, localizada nas dependências do Hospital GPACI – Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil, na cidade de Sorocaba, São Paulo.

A escolha da cidade se deu pela identificação de que as famílias atendidas no local vivem a cerca de uma hora e meia de distância do hospital, mas devido aos procedimentos médicos como consultas e sessões de quimioterapia, a espera dentro do hospital dura de seis a oito horas e, desta forma, se fez necessária a construção de um espaço confortável para tornar a espera menos desgastante.

No Espaço da Família Ronald McDonald – Hospital GPACI são desenvolvidos importantes projetos para a autoestima e bem-estar dos pacientes:

Classe Hospitalar – Pacientes em fase escolar recebem acompanhamento para que o processo de aprendizagem não seja interrompido devido ao tratamento oncológico.

Projeto Música Feliz – Adolescentes e crianças enviam dados e preferências pessoais e recebem uma música personalizada que serve como incentivo para a autoestima e a continuidade do tratamento.

Pintura Solidária – Arte-educadores incentivam a expressão artística dos sentimentos e emoções gerados durante o tratamento por meio de pintura em tela.

Endereço: Rua Antônio Miguel Pereira, 45 – Jardim Faculdade.
Área construída: 149,8 m2
Ambientes: recepção, sala de estar e TV para os acompanhantes, banheiros privativos com espaço para banho, classe hospitalar, biblioteca, cinema, videogames, computadores com acesso à internet e áreas específicas para bebê (0 a 3 anos), infantil (4 a 10 anos) e jovem (a partir de 11 anos).
Capacidade: 68 pessoas
Número médio de beneficiados: 237/mês
Funcionários: 2

 

Espaço da Família Ronald McDonald – Hospital de Câncer de Barretos

Barretos – SP
O segundo Espaço da Família Ronald McDonald do país foi inaugurado em junho de 2012 e fica localizado no Hospital de Câncer Infantojuvenil Luiz Inácio Lula da Silva, em Barretos, São Paulo.
O Hospital é um importante centro de tratamento para adolescentes e crianças com câncer e chega a receber pacientes do país inteiro e de cidades vizinhas, num raio de 400 km. Em muitos casos, os pacientes deste Hospital realizam seus tratamentos e retornam para suas residências no mesmo dia, precisando de um lugar confortável onde possam aguardar durante as horas de espera.
O Espaço da Família Ronald McDonald- Hospital de Câncer de Barretos oferece atividades lúdicas de acordo com a faixa etária e entretenimento para os acompanhantes.

Endereço: Rua Antenor Duarte Villela, 1331 – Bairro Dr. Paulo Prata.
Área construída: 119,6 m2
Ambientes: recepção, sala de estar e TV para os acompanhantes, banheiros privativos com chuveiros, área infantil, cinema e computadores com acesso à internet.
Capacidade: 43 pessoas
Número médio de beneficiados: 548
Funcionários: 2

Espaço da Família Ronald McDonald – Hospital de Câncer de Mato Grosso

Cuiabá – Mato Grosso

O terceiro Espaço da Família Ronald McDonald e primeiro da região centro-oeste foi inaugurado em novembro de 2013 nas dependências do Hospital de Câncer de Mato Grosso, em Cuiabá.
A unidade conta com o apoio de 20 voluntários, com horários alternados, e dois funcionários para auxiliar no atendimento de cerca de 20 pessoas por dia. O Espaço da Família Ronald McDonald – Hospital de Câncer de Mato Grosso recebeu R$ 326 mil de investimento por meio, principalmente, da campanha McDia Feliz, para sua construção.

Endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 5.500, Morada da Serra.
Área construída: 140 m2
Ambientes: computadores com acesso à internet, sala de estar, TV para os acompanhantes e banheiros privativos com chuveiros.
Capacidade: 20 pessoas
Número médio de beneficiados: 266
Funcionários: 2


Instituições cadastradas no Instituto Ronald McDonald