Programa Casa Ronald McDonald

destaq_casa_Ronald

Um dos principais Programas Globais da Ronald McDonald House Charities é coordenado no Brasil pelo Instituto Ronald McDonald – o programa Casa Ronald McDonald. Com o conceito de ser “uma casa longe de casa” para adolescentes e crianças com câncer e seus familiares, que estão em tratamento fora de suas cidades de origem, as Casas Ronald McDonald oferecem gratuitamente hospedagem, alimentação, transporte e suporte psicossocial para os jovens pacientes e seus acompanhantes.

Ao se tornar uma Casa Ronald McDonald, a instituição recebe uma licença, uma certificação internacional da Ronald McDonald House Charities que reconhece os mais altos padrões de qualidade de atendimento e garante que o padrão de uma Casa Ronald McDonald seja o mesmo em qualquer lugar do mundo.

Em 2014, o Programa Casas Ronald McDonald completou 40 anos de atuação no mundo. No Brasil, o programa é realizado desde 1994, com a instalação da primeira Casa Ronald McDonald na América Latina e 162º no mundo, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O Instituto Ronald McDonald realiza as seguintes etapas para integrar novas instituições ao programa Casa Ronald McDonald:

  • Identificação da instituição com potencial para celebrar a parceria
  • Apresentação das condições da parceria
  • Formalização da parceria e início do processo de licença
  • Aprovação da licença
  • Adequação e execução do projeto físico
  • Planejamento operacional
  • Inauguração
  • Integração da nova Casa ao programa Casa Ronald McDonald

 

Atualmente existem seis Casas Ronald McDonald em funcionamento no Brasil: Rio de Janeiro (RJ), Santo André (SP), São Paulo (SP), Campinas (SP), Belém (PA) e Jahu (SP).

Para 2016 estão previstas a construção de mais duas unidades, uma em Itaquera, na zona leste da capital paulista e outra em Barretos, um importante polo de tratamento no interior de São Paulo.

Histórico

Algumas crianças e adolescentes com câncer precisam viajar grandes distâncias para receber atendimento médico. As famílias, que precisam acompanhar o tratamento dos pequenos pacientes, muitas vezes ficam longe de seus lares e mal acomodadas, chegando até mesmo a desistir do tratamento.
Foi pensando em minimizar o sofrimento dessas famílias e garantir que elas tenham

uma casa longe de casa, que o jogador de futebol americano, Fred Hill, cuja filha tinha câncer, uniu-se ao hospital infantil local e ao McDonald’s para implantar a primeira casa de apoio para hospedar crianças em tratamento de câncer. Tudo começou em 1974, na Filadélfia (EUA) e hoje, existem mais de 330 Casas, em 35 países.



A primeira Casa Ronald McDonald do Brasil e da América Latina, foi inaugurada no Rio de Janeiro, em 1994, antes mesmo da criação do Instituto Ronald McDonald, em 1999.

Apoio ao Programa Casas Ronald McDonald

Além dos recursos destinados pelo Instituto Ronald McDonald, as Casas Ronald McDonald também recebem o apoio de empresas parceiras que doam produtos e serviços, contribuindo assim para as atividades das Casas.

logo_coca1

logo_bermis

logo_create

logo_ecolab

logo_macom

logo_sao_rafael

logo_santher


Instituições cadastradas no Instituto Ronald McDonald