Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro

destaq_fachada_rio

Pioneira na América Latina e 162º no mundo, a Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 24 de outubro de 1994. Nesses 20 anos de atuação, a Casa já beneficiou mais de 2.700 adolescentes e crianças com câncer e conta com 552 voluntários ativos na Instituição.
A unidade está localizada no coração da capital fluminense e acolhe crianças e adolescentes em tratamento na cidade. São encaminhados para hospedagem na Casa jovens pacientes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Hospital da Lagoa, Hospital Pedro Ernesto, Hospital do Fundão e Hemorio. Tendo passado por duas expansões neste período, a casa hospeda anualmente aproximadamente 650 pacientes, vindos de várias partes do país.

Endereço: Rua Pedro Guedes, 44 – Maracanã
Telefone: (21) 2566-3200
Quartos: 39 suítes
Capacidade: 57 pacientes com acompanhante
Voluntários: 552
Funcionários: 58
Estagiários: 01

 

Projetos da Casa

Aconchego – a equipe da Casa Ronald McDonald identifica as famílias de pacientes que necessitam de itens como móveis, eletrodomésticos ou mesmo vestuário e calçados e entregam em suas residências esses itens oriundos de doações feitas por pessoas físicas e jurídicas.

Bolsa de Alimentos – as famílias recebem cestas básicas para garantir a alimentação contínua e adequada, complementar ao tratamento. O programa se destina a crianças e adolescentes que não estão hospedados na unidade. Este recebeu o prêmio Best Bets 2007, categoria Projeto Social, na Conferência Internacional da Ronald McDonald House Charities (RMHC).

Direitos do Cidadão – Esse projeto tem a premissa de manter hóspedes e beneficiados do programa Bolsa de Alimentos informados sobre os seus direitos, auxiliando-os na formalização e na busca por esses direitos. Isso se faz por meio do preenchimento de formulários e acompanhamento junto aos órgãos competentes – INSS: BPC (LOAS) e Rio Card Especial (transporte municipal), e Vale Social (transporte intermunicipal).

Educação – A finalidade desse projeto é ampliar o valor que a educação tem na vida das crianças e dos adolescentes. Mesmo afastados de suas casas, é importante manter proximidade com os estudos, o desenvolvimento intelectual, o conhecimento, a educação. Ações: Acompanhamento Escolar, Sala de Recreação, Biblioteca, Escola 24h, Cursos Profissionalizantes, Aulas de Informática, Cursos Livres, Curso “Mais Energia”, Palestras educativas, Projeto Futuro.


Instituições cadastradas no Instituto Ronald McDonald