Localize a instituição mais próxima de você

O Instituto Ronald McDonald desenvolve e implementa os Programas – Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Casa Ronald McDonald e Espaço da Família Ronald McDonald, destinando recursos para projetos em prol de adolescentes e crianças com câncer através de doações de pessoas físicas e jurídicas e na realização de eventos e campanhas.

Os recursos captados pelo Instituto são destinados aos projetos apresentados por essas instituições parceiras, desde que alinhados aos programas do Instituto e aprovados pelos conselhos científico e executivo, de acordo com a relevância, impacto e sua sustentabilidade.

Uma vez aprovado, todos os projetos são monitorados através de prestação de contas trimestral, pelo efetivo acompanhamento físico-financeiro desses projetos  e pela realização de auditorias, assegurando -se a transparência e credibilidade aos doadores, bem como aos demais segmentos da sociedade.

Todo o  monitoramento da parte financeira dos projetos é realizado por uma empresa terceirizada, a GAAP Auditores & Consultores, especializada em contabilidade e auditoria.


Conheça algumas das iniciativas apoiadas em 2014:


MARÇO

Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC)
Recife (PE)

fotoO NACC vem oferecendo, ao longo de quase 30 anos, suporte aos serviços de oncologia pediátrica na cidade do Recife, para as crianças e adolescentes da capital e do interior do estado de Pernambuco.

Em 11 de março foram inaugurados os projetos apoiados pelo Instituto Ronald McDonald para proporcionar que os pacientes e seus acompanhantes atendidos pelo NACC tenham condições ainda melhores para lidar com todas as dificuldades inerentes ao tratamento.

A ampliação da área dos pacientes transplantados proporcionou um ambiente com melhor acomodação, garantindo assim, um local mais humanizado para uma boa recuperação. Os serviços de fonoaudiologia oferecem consultas voltadas à correção ou minimização de sequelas consequentes do tratamento ou da doença em sua fase inicial. Por fim, a reforma e ampliação da Unidade de Alimentação e Nutrição contribuiu para o planejamento e controle eficiente de todo o processo que envolve desde a compra até distribuição das refeições para todos os pacientes e seus acompanhantes.


União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (Uopecan)
Cascavel (PR)1780247_757142840971340_115640852_o

No dia 27 de março foi inaugurada uma nova Sala de Espera do Hospital do Câncer de Cascavel (Uopecan), que agora inclui brinquedoteca, sala de punção e reestruturação da sala de aplicação da quimioterapia.

Esses novos espaços beneficiarão cerca de 100 pacientes ao ano, pois além de Cascavel, mais de 140 municípios encaminham crianças e jovens para tratamento no Hospital Uopecan.

“Essa parceria proporciona um atendimento humanizado e de qualidade e ainda permite que pais e pacientes tenham um local confortável para se distrair, enquanto aguardam a conclusão dos atendimentos”, comenta Ciro Kreuz, presidente da instituição.


ABRIL

Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci)
Vitória (ES)

Para aprimorar o atendimento aos pacientes e suas famílias em tratamento oncológico, foram inaugurados em 9 de abril, dois projetos na Acacci: a melhoria e a reestruturação da Sala de Recreação oferecida aos adolescentes e a ampliação e manutenção do prédio da administração Núcleo de Apoio da Acacci.


Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul
Porto Alegre (RS)

Com o projeto apoiado no Programa Atenção Integral, o Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul realiza a construção do novo Centro Integrado de Apoio. A pedra fundamental para a construção do novo espaço foi lançada em 14 de abril. A nova unidade do Instituto do Câncer ficará localizada em frente ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o que permitirá que as famílias fiquem mais próximas do atendimento hospitalar e assistencial.

O Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul proporciona assistência a adolescentes e crianças com câncer e seus familiares, oriundos da capital e do interior do estado do Rio Grande do Sul. Todo o tratamento, consultas e internações, é realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre – centro de referência no Rio Grande do Sul para o tratamento do câncer infantil e juvenil.


MAIO

Casa de Apoio Vovó Gertrudes
Florianópolis (SC)

No dia 27 de maio foi inaugurada a Casa de Apoio Vovó Gertrudes da Associação de Voluntários da Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (Avos). O local tem capacidade para atender, simultaneamente, até 60 pacientes e acompanhantes. O Instituto Ronald McDonald é um dos investidores do projeto, tendo destinado R$ 1,9 milhão por meio das campanhas McDia Feliz e Cofrinhos para a construção do espaço, compra de móveis e equipamentos.

A casa de apoio Vovó Gertrudes é o principal centro de acolhimento do estado de Santa Catarina a receber pacientes vindos de outras cidades para tratamento. Com 1,826 m², o novo local conta com 22 quartos, sala de estar, biblioteca, refeitório, brinquedoteca, administração e outros.


JUNHO

Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc)
Jundiaí (SP)pai_jundiai_agosto_2

O Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) é uma instituição filantrópica com a missão de oferecer os meios necessários para que o tratamento de crianças e adolescentes com doença oncológica e hematológica seja o mais eficiente possível, objetivando sempre a cura e satisfação de seus clientes. O atendimento no Grendacc é realizado em nível ambulatorial, na cidade de Jundiaí.

No dia 1º de junho, foram instaladas as novas peças de comunicação visual na unidade, a partir do apoio do Programa Atenção Integral. A troca de toda a comunicação e sinalização visual da instituição permite agora um melhor acesso aos setores do ambulatório e acesso aos espaços de informação, além de atender ao tópico de Ambiência Hospitalar proposto pelo Programa Nacional de Humanização Hospitalar.


JULHO

Associação Bauruense de Combate ao Câncer (ABCC)
Bauru (SP)

O (1) quimio 2tratamento por quimioterapia de crianças com câncer no Centro Ambulatorial de Oncologia do Hospital Estadual de Bauru (HE) dispõe, desde julho de 2014, de uma nova Quimioteca. O espaço foi um projeto idealizado pela Associação Bauruense de Combate ao Câncer (ABCC) em parceria com o Instituto Ronald McDonald.


 

 

 

 

Casa Durval Paiva
Natal (RN)

As celebrações dos 19 anos de existência da Casa Durval Paiva em Natal incluíram a inauguração, em 22 de julho, das novas instalações, que proporcionam melhores acomodações e a ampliação dos serviços de suporte ao tratamento dos pacientes.

Além do acolhimento no momento da investigação e diagnóstico da doença, durante todo o tratamento a Casa oferece hospedagem, alimentação, mediação do atendimento médico hospitalar, encaminhamentos e transporte para exames e consultas; além de promoção do bem estar, com apoio multiprofissional (psicológico, social, nutricional, fisioterápico, odontológico, farmacêutico, pedagógico, arte terapêutico e terapêutico ocupacional). Também são distribuídas cestas básicas e refeições às famílias assistidas.


Associação Peter Pan
Fortaleza (CE)

A Associação Peter Pan (APP) recebeu apoio do Instituto Ronald McDonald para a expansão do Centro Pediátrico do Câncer. O lançamento da pedra fundamental foi realizado dia 21 de julho e as obras de construção seguem a todo vapor e já foram realizadas a limpeza do terreno, a perfuração e concretagem das estacas. A expansão irá abrigar novas enfermarias com leitos destinados ao trabalho de cuidados paliativos.


AGOSTO

Associação de Voluntários de Saúde (Avos)pai_florianopolis_agosto
Florianópolis (SC)

A V Jornada Catarinense de Oncohematologia reuniu nos dias 21 e 22 de agosto, na cidade de Florianópolis, renomados professores e pesquisadores que promoveram troca de experiências e informações, visando contribuir significativamente para a elevação da qualidade dos serviços prestados no atendimento a pacientes com câncer. Durante a Jornada foram realizadas ações junto à comunidade, com o objetivo de alertar para o diagnóstico precoce da doença, bem como para prevenção do câncer na idade adulta.

A V Jornada agregou, pela primeira vez em Santa Catarina, o primeiro encontro de pacientes fora do tratamento, como casos de superação e de resultados alcançados.


Associação
Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN)
Curitiba (PR)

A APCN participou do edital do Programa Atenção Integral com três projetos, que permitem, atualmente, o aprimoramento no atendimento a adolescentes e crianças com câncer no estado do Paraná.

Um dos projetos apoiados possibilitou a aquisição de equipamentos e materiais para o diagnóstico de leucemias por FISH, resolvendo assim uma deficiência no diagnóstico das leucemias das crianças e adolescentes, fornecendo informações de biologia molecular que podem orientar mudança na programação terapêutica, definindo quais pacientes necessitam de tratamento mais agressivo e quais podem ter o tratamento atenuado ou seguir o tratamento padrão.

A Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia foi beneficiada ainda com recursos para a ampliação do novo ambulatório Menino Jesus de Praga e para a aquisição de veículo para transporte de pacientes e acompanhantes.


SETEMBRO

Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala)
Maceió (AL)

A Apala é uma instituição sem fins lucrativos criada com o objetivo de prestar assistência a crianças e adolescentes com todo tipo de câncer e adultos com leucemia que necessitam de apoio. Em 2014, a Apala recebeu recursos do Programa Atenção Integral para a aquisição de novos mobiliários para a ampliação do serviço de telemarketing.

Há 16 anos defendendo os direitos das crianças e adolescentes com câncer, a casa de apoio da Apala funciona oferecendo a seus usuários acomodações, bem como apoio psicossocial, assistência odontológica, pedagógica, fisioterapia, medicamentos e viabilização do tratamento dentro e fora do estado, transporte para o local de tratamento e vários programas socioculturais para favorecer o bem estar das crianças e adolescentes.


OUTUBRO

Centro de Voluntários da Saúde de Franca
Franca (SP)

Durante uma cerimônia realizada em 8 de outubro, o Centro de Voluntários da Saúde de Franca, em São Paulo, apresentou a aquisição do Vitek-2 Compacto – um aparelho que auxilia os pacientes em tratamento contra o câncer nos exames de infecções bacterianas, colaborando com a diminuição do tempo para os resultados.

O Centro dos Voluntários da Saúde de Franca atua como agente de transformação social e solidariedade humana na Santa Casa, no Hospital do Coração e no Hospital do Câncer de Franca.


Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc)
Londrina (PR)

De 20 a 22 de outubro, em Londrina, no Paraná, o III Fórum Nacional de Dirigentes das Instituições de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer, organizado pela Coniacc, reuniu as instituições que atuam nas mais diferentes regiões do Brasil no apoio a adolescentes e crianças com câncer. O evento teve como objetivo promover debates sobre assuntos e necessidades em pauta relacionadas à causa do combate ao câncer infantil e juvenil.

O Fórum, patrocinado pelo Instituto Ronald McDonald, promoveu debates de importantes temas para melhorar o processo de gestão, assim como também o estabelecimento do trabalho em rede.


NOVEMBRO

Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope)
Brasília (DF)

20141129_080528O Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica é o evento mais importante da oncologia infantil e juvenil no Brasil, ocorrendo com frequência bienal. O Instituto Ronald McDonald foi um dos parceiros na realização desta iniciativa, que em 2014 completou sua 14ª edição.

O evento, realizado no período de 23 a 30 de novembro, na cidade de Brasília, contou com a participação de convidados nacionais e estrangeiros, promoveu atualização de conhecimento e troca de experiências sobre o tratamento de adolescentes e crianças com câncer, entre profissionais que compõe as equipes médicas e multidisciplinares, com vistas ao aumento da expectativa de cura e maior qualidade de vida dos pacientes.

Durante o XIV Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica, o Instituto Ronald McDonald, um dos patrocinadores do evento, ofereceu aos profissionais e estudantes da área da oncologia pediátrica uma aproximação com o trabalho realizado pelo Instituto em benefício de adolescentes e crianças com câncer, em especial o Programa Diagnóstico Precoce.


DEZEMBRO

Associação Brasileira de Assistência a Famílias de Crianças e Adolescentes com Câncer e Hemopatias (Abrace)
Brasília (DF)

A Abrace presta serviço de assistência social e acolhimento institucional oferecendo apoio e acompanhamento social a crianças e adolescentes, garantindo assim que tenham acesso ao tratamento e diminuição de abandono. A Instituição oferece também alojamento a pacientes e acompanhantes de diferentes regiões do país que são encaminhados para tratamento na cidade de Brasília.

O projeto apoiado no Programa Atenção Integral foi destinado a aquisição de um veículo para transporte de pacientes e acompanhantes para o atendimento hospitalar, possibilitando de forma confortável, gratuita e pontual a presença nos atendimentos.

Uma vez cadastrada, a instituição está apta a submeter projetos em benefício de crianças e adolescentes com câncer que possibilitem ampliar a abrangência e qualidade do atendimento, contribuindo para o aumento dos índices de cura. Após a análise dos projetos apresentados e considerando os recursos disponíveis, o instituto Ronald McDonald define os projetos que serão apoiados.

O próximo passo é a assinatura de um convênio, instrumento contratual entre o instituto Ronald McDonald e a instituição responsável, que oficializa todas as condições do apoio ao projeto selecionado, incluindo itens como indicação de um coordenador pela instituição, visibilidade do projeto, acompanhamento técnico e financeiro, prestação de contas e auditoria.

Programa Diagnóstico Precoce - 2014

Cidade
UF
Instituição
Título do Projeto
BelémPACasa Ronald McDonald BelémCapacitação da Atenção Primária a Saúde para o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil na Região Nordeste do Pará - 3º Centro Regiona de Saúde: Castanhal.
Campo GrandeMSAACCFique de Olho, Pode ser Câncer Infantojuvenil.
CascavelPRUopecanCapacitação de Profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) e Pediatras, para Detecção do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil.
CuritibaPRAPACNCapacitação da Atenção Primária à Saúde para o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil.
FortalezaCEAPPProjeto Mais Vida.
ItabunaBAGACCDetecção Precoce: O Caminho Mais Curto para Cura do Câncer Infantojuvenil.
JahuSPCasa Ronald McDonald JahuDiagnostico Precoce do Câncer Infantojuvenil: Venha fazer parte deste time.
MaceióALApalaProjeto Quanto Mais Cedo Melhor.
Montes ClarosMGFSACArticulando o Diagnóstico do Câncer Infantojuvenil VI.
NatalRNCACCDPDiagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil.
Porto AlegreRSICIProjeto Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil.
Rio de JaneiroRJDesiderataUnidos pela Cura chega à Estratégia Saúde da Família.

Programa Atenção Integral - 2014

Cidade
UF
Instituição
Título do Projeto
AracajuSEAvososApoio ao Tratamento Ambulatorial e Hospitalar.
BauruSPABCCAquisição de Mobília e Equipamentos para Transformação da Brinquedoteca.
Belo HorizonteMGFSACEscola Viva II
BotucatuSPFamespAquisição de equipamentos para melhorias no atendimento de Oncologia Pediátrica 2014.
CampinasSPBoldriniAtualização tecnológica da unidade de monitoria de pesquisa clínica do centro Infantil Boldrini.
CampinasSPBoldriniProdução de Livros e Website.
Campo GrandeMSAACCAquisição de Veículo e Reforma/Adequações de Moradias.
CascavelPRUopecanAquisição de equipamentos.
Caxias do SulRSDomusAquisição de sede
CuiabáMTAMCCConstrução de UTI Pediátrica do Hospital de Câncer de Mato Grosso.
CuritibaPRLPCCReforma dos leitos de isolamento para adolescentes.
CuritibaPRAPACNAquisição de sondas e materiais para o diagnóstico de leucemias por FISH.
FortalezaCEAPPProjeto de expansão do Centro Pediátrico do Câncer.
FrancaSPCVSFAquisição de Suplemento Alimentar - Rede de Apoio Nutricional.
GoiâniaGOACCGAquisição de equipamentos para UTI Pediátrica.
ItabunaBAGACCEquipamentos e mobiliário para ambulatório de Onco-Hematologia Pediátrica.
João PessoaPBDonos do AmanhãConstrução da Casa de Apoio Donos do Amanhã.
Juiz de ForaMGFanirmCusteio das Atividades na Fundação Ricardo Moysés Júnior.
JundiaíSPGrendaccCusteio de serviços - 2015
LondrinaPRONG ViverAquisição de Equipamentos para o Centro Cirúrgico Pediátrico.
MaceióALApalaRevitalização da sede da Apala.
MaceióALApalaReforma e Adequações das Moradias.
ManausAMGACCProjeto Fazendo parte da cura
MaringáPRRFCCProjeto Terapia da Vida
MaríliaSPSCMAquisição de equipamentos e mobília para implantação de consultório dentário para crianças e adolescentes.
Montes ClarosMGFSACAquisição de equipamentos e insumos para equipar sala de procedimentos.
MossoróPEAAPCMRAquisição de Van.
NatalRNCACCDPProjeto Vida.
Novo HamburgoRSAmo CriançaAmpliação de sede.
Passo FundoRSLFCCEquipamentos e Reforma para Conservação da Casa de Apoio a Criança com Câncer.
Porto AlegreRSICIConstrução do Centro Integrado de Apoio.
RecifePENACCCusteio de casa de apoio.
RecifePENACCManutenção e Modernização do Elevador.
RecifePENACCEquipamentos e Reformas Estruturais para Atendimento de Qualidade às Crianças e Adolescentes com Câncer.
Ribeirão PretoSPGACCAquisição de veículo.
Ribeiro PretoSPGACCPrograma de Apoio Psicológico, Nutricional, fisioterápico, Odontológico e Ortodôntico Corretivo.
Rio ClaroSPGACCAquisição de Móveis para Adequação do Setor Administrativo e Sala de Atendimento Psicossocial.
Rio ClaroSPGACCAquisição de veículo.
Rio ClaroSPGACCContratação de Profissionais para Atendimento Psicológico e Social.
Rio ClaroSPGACCProjeto Fortalecimento de Vínculos.
Rio de JaneiroRJFundação do CâncerRegistro, controle de aderência ao tratamento, seguimento de pacientes com tumores sólidos pediátricos e auxílio à participação em grupos cooperativos.
Rio de JaneiroRJFundação do CâncerReforma, ampliação e adequação do espaço físico da Pediatria Oncológica do INCA.
SalvadorBAGACCAquisição de citômetro de fluxo.
SalvadorBAGACCConstrução de Site e Impressão de Jornal.
SalvadorBAConiaccIII Fórum Nacional de Dirigentes das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer.
Santa Bárbara D"OesteSPRFCCApoio às despesas de Custeio do Centro de Apoio à Criança com Câncer.
Santa MariaRSCACCAmpliação do Brechó e readequação dos espaços físicos da garagem, depósito e lavanderia.
Santo AndréSPCasa Ronald McDonald ABCImplantação da Unidade de Terapia Antineoplásica Infantil do Hospital Estadual Mário Covas de Santo André.
SantosSPSCMReforma da UTI Pediátrica – Ampliação da capacidade física e técnica instalada.
SantosSPSCMContratação de Profissionais e Aquisição de Materiais Recreativos para Oficina Terapêutica.
São LuísMAFAJDAquisição de Mobilia e Equipamentos para a Nova Casa de Apoio.
São PauloSPGraaccFinanciamento para custeio de gastos com infraestrutura e medicamentos não cobertos pelo SUS no tratamento de crianças e adolescentes com câncer.
São PauloSPTuccaAquisição de veículo.
São PauloSPSobopeXIV Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica 2014 em Brasília/DF.
São PauloSPSobopeOperacionalização da Central Informatizada de Oncologia Pediátrica.
São PauloSPSobopeManual Brasileiro de Condutas em Oncologia Pediátrica (Padronização Nacional de Diagnóstico e Tratamento de Crianças com Câncer).
SorocabaSPGPACIApoio para o novo Hospital GPACI.
TeresinaPIRFCCCusteio da Casa de Apoio a Criança com Câncer – Lar de Maria.
TeresinaPIRFCCAquisição de veículo.
UberabaMGOasisManutenção dos Projetos Básicos.
UberlândiaMGAMGLPVAmpliação da Quimioterapia Pediátrica.
VitóriaESACACCIPrograma de Atenção Integral a Pacientes e Cuidadores.
VitóriaESACACCIData Manager - Criação de Grupo de Apoio a Pesquisa Clínica em Oncologia Pediátrica no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, para participação nos protocolos clínicos dos Grupos Cooperativos Brasileiros.