Nossa Relação com o McDonald's

O McDonald’s é a maior e mais conhecida empresa de serviço rápido de alimentação do mundo. No Brasil, a rede é operada desde 2007 pela Arcos Dourados, a maior franquia McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é também a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios da região.

A Arcos Dourados é uma das principais mantenedoras e apoiadoras do Instituto Ronald McDonald. Não só a empresa e seus funcionários, mas todo o sistema McDonald’s (fornecedores e franqueados) se mobiliza para o apoio ao Instituto por meio de parcerias institucionais, divulgação e ações de captação de recursos.

Parcerias: o Sistema McDonald’s contribui com recursos financeiros através de patrocínio de eventos, como Invitational Golf Cup e o Jantar de Gala, além de disponibilizar recursos físicos e humanos para as campanhas McDia Feliz, Cofrinhos, Programa Coleta de Óleo, entre outras ações.

Comunicação com clientes: nos restaurantes da rede, o Instituto é divulgado na Rádio McDonald’s, que transmite música e informação aos clientes e funcionários. As tradicionais lâminas de bandeja também são uma importante mídia para a divulgação das ações institucionais do Instituto.

Comunicação com funcionários: o sucesso das iniciativas do Instituto Ronald McDonald se deve muito ao empenho dos mais de 50 mil funcionários do McDonald’s. Eles são informados sobre as ações, por meio da:

  • McLand – espaço virtual voltado aos funcionários onde são publicadas notícias sobre as campanhas coordenadas pelo Instituto Ronald McDonald.
  • McNews – revista de publicação bimensal, distribuída para funcionários, que traz notícias sobre o Instituto.
  • Gincana do Bom Vizinho – todo ano os funcionários do McDonald’s são convidados a participar de uma gincana de ações sociais, com atividades ligadas à comunidade e ao Instituto.
  • Práticas de Líderes de Negócios – é um treinamento voltado a gerentes dos restaurantes, consultores de operações e gerentes de mercado do McDonald’s no Brasil e na América Latina. A capacitação inclui um módulo sobre valores sociais, no qual o Instituto está inserido.
  • Reunião de Operações – a equipe do Instituto Ronald McDonald marca presença nos encontros que reúnem gerentes dos Restaurantes, consultores de operações, gerentes de mercado, diretores e franqueados das regionais do McDonald’s.
  • McDonald’s University – a universidade corporativa do McDonald’s, é uma referência no treinamento e desenvolvimento de pessoas, tendo sido sede da disseminação de práticas sociais da organização nos cursos regulares oferecidos no local e de encontros promovidos pelo Instituto.
  • Programa Embaixadores – membros da Associação Brasileira de Franqueados McDonald’s (ABFM) representam o Instituto junto às instituições beneficiadas e apoiam a realização de projetos.

Instituições cadastradas no Instituto Ronald McDonald