Câncer infantil: existe diferença entre os cânceres em criança e em adultos?

Publicado 25 de novembro de 2015 em

Especialista explica que o câncer na criança é muito diferente do adulto, porque a doença na criança tem origem nas células embrionárias

Cotidiano dessa segunda- feira (23) falou sobre a diferença entre os cânceres em criança e em adultos. Para falar esclarecer o assunto, o programa entrevistou a oncologista pediátrica, Cecília Lima da Costa, membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope).

A oncologista pediátrica diz que na criança, o câncer tem origem na células embrionárias, ou seja, no embrião que não amadureceu adequadamente:” por isso, o câncer de criança é uma doença se multiplica muito rápido, cresce muito rápido e é um câncer mais agressivo. Já no adulto, os produtos do meio ambiente como o cigarro, a poluição, alguns vírus, etc é que  fazem com que apareçam essas células defeituosas, e a tendência é a evolução mais lenta do que no câncer infantil”, esclarece.

Cecília Lima da Costa comenta que a quimioterapia no câncer infantil foi feita para destruir as células de crescimento rápido: “Então, como o câncer infantil tem a característica de progredir rapidamente, ele também responde rapidamente ao tratamento”, conta.

Ouça o áudio aqui.

*Com informações da EBC.


Instituições cadastradas no Instituto Ronald McDonald