Casa Ronald McDonald ABC aprova balanço em assembleia

Publicado 20 de abril de 2011 em

Os membros da Associação Projeto Crescer do ABC, administradora da Casa Ronald McDonald ABC, reunidos em Assembleia Geral Ordinária aprovaram o balanço patrimonial relativo ao exercício de 2010, bem como as ações e projetos para 2011.

Segundo Wilson Ambrosio da Silva, presidente da diretoria executiva, para manter a transparência de todos os trabalhos e contas da instituição, o balanço ficará hospedado no site www.casaronald-abc.org.br

De acordo com o relatório de atividades apresentado, em 2010 foram entregues o projeto de Microscopia para Ensino em Hematologia e Oncologia Pediátrica e Serviço de Oftalmologia Oncopediátrica, além da capacitação de 274 profissionais do Programa de Saúde da Família e 25 médicos pediatras, visando o aprimoramento da rede de atenção oncológica.

A Casa Ronald McDonald ABC serviu no ano passado 16.428 refeições, sendo 10.794 para pacientes e acompanhantes e 5.634 para a equipe de funcionários, voluntários e terceirizados, além de registrar 1.658 hospedagens e cerca de 110 atendimentos mensais de crianças e adolescentes.

Neste ano continuarão os projetos de Sustentabilidade da Casa, que envolve o custeio de sua manutenção e o Apoio na Casa, o qual atendeu no ano passado 45 famílias com distribuição de 471 cestas básicas mais kits de higiene e limpeza. Em 2011, a meta é atender 70 famílias.

O Apoio na Casa foi criado em 2007 com o objetivo de assistir as crianças e adolescentes, em tratamento do câncer no Instituto de Oncologia do ABC, e seus familiares, diretamente em suas residências. Também são realizadas orientações e apoio psicológico por meio de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e profissionais de outras áreas, todos voluntários.

A Casa Ronald McDonald ABC faz parte de um programa internacional coordenado no Brasil pelo Instituto Ronald McDonald e está localizada na Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André.

Sobre o Programa Casa Ronald McDonald no Brasil
O Programa Casa Ronald McDonald é uma iniciativa global criada pela Ronald McDonald House Charities, sistema internacional presente em mais de 50 países. O objetivo do programa é oferecer mais qualidade de vida e bem-estar às crianças e adolescentes. No Brasil o programa é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald e conta atualmente com quatro unidades nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André e Campinas (SP). As Casas oferecem hospedagem, alimentação, transporte e suporte psicossocial para os pequenos pacientes com câncer e seus familiares que, devido ao tratamento, encontram-se longe das suas cidades. A unidade do Rio de Janeiro foi a primeira Casa Ronald McDonald da América Latina, inaugurada em 1994. Já as demais instalações brasileiras foram implantadas em 2007, nas cidades de São Paulo e Santo André (SP), e em 2010, em Campinas (SP).

Sobre o Instituto Ronald McDonald e programas

O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas – Diagnóstico Precoce, Atenção Integral e Casas Ronald McDonald – que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. As principais fontes de arrecadação do Instituto Ronald McDonald são o McDia Feliz – maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil – e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação de trocos dos clientes dos restaurantes McDonald’s. Com mais de dez anos de atuação, o Instituto Ronald McDonald articula diferentes agentes da causa e destina de recursos a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.

Informações à imprensa:
MP & Rossi Comunicações
Marli Popolin / Luciana Ponteli
(11) 4436-8408 / 9602-4430
mprossi@uol.com.br / www.mprossi.com.br


Instituições cadastradas no Instituto Ronald McDonald