Casa Ronald McDonald ABC inaugura laboratório na Faculdade de Medicina

Entrega oficial do Laboratório de Odontopediatria Oncológica acontece dia 29 de junho

A Casa Ronald McDonald ABC inaugura no dia 29 de junho, quarta-feira, às 9h30, o laboratório de Odontopediatria Oncológica nas dependências do ambulatório oncopediátrico da Faculdade de Medicina do ABC.

A aquisição do laboratório completo foi viabilizada com recursos arrecadados pelo Instituto Ronald McDonald por meio do McDia Feliz de 2008. No total, foram investidos mais de R$ 35 mil. O consultório será utilizado pelas crianças e adolescentes com câncer atendidos pela Casa Ronald McDonald ABC e pela Faculdade de Medicina do ABC.

Estarão presentes na cerimônia de entrega o Embaixador do Instituto Ronald McDonald e franqueado McDonald’s em Santo André José Luíz Pacheco Fernandes, o presidente da Fundação ABC Wagner Boratto, diretor da Faculdade de Medicina do ABC Adilson Casemiro Pires, titular da Disciplina de Hematologia e Oncologia Auro Del Giglio, além dos integrantes da diretoria do Projeto Crescer do ABC, administradora da Casa Ronald McDonald ABC.

“Graças ao McDia Feliz é possível obtermos verbas para projetos voltados para o tratamento e melhoria da qualidade de vida de nossos pequenos pacientes com câncer. Por isso, é importante a participação efetiva de toda a sociedade no evento, que neste ano acontecerá no dia 27 de agosto”, declara Wilson Ambrosio da Silva, presidente da diretoria executiva do Projeto Crescer do ABC.

No ano passado, a Casa Ronald McDonald ABC também fez a doação de um microscópio multidisciplinar para o Hospital Estadual Mário Covas e de equipamentos para o setor de oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC que permitiram a ampliação do serviço de oftalmologia. Estes projetos também receberam recursos de campanhas coordenadas pelo Instituto Ronald McDonald como o McDia Feliz e Cofrinhos, iniciativa em que clientes do McDonald’s doam o troco.

A Casa Ronald McDonald faz parte de um programa internacional homônimo coordenado no Brasil pelo Instituto Ronald McDonald. A unidade ABC foi fundada em 2007 e é administrada pelo Projeto Crescer do ABC.

Sobre o McDia Feliz

O McDia Feliz é o dia de maior movimento no ano nos restaurantes McDonald’s. Em 2010, apenas no dia 28 de agosto, foram vendidos 1,4 milhão sanduíches Big Mac, o que contribuiu para a arrecadação recorde de R$ 13 milhões. Toda a arrecadação foi revertida a 69 projetos de 58 instituições em todo o país. Ao longo dos últimos 22 anos, os recursos obtidos com o McDia Feliz têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, salas de quimioterapia, casas de apoio e unidades de transplante de medula óssea, entre outros projetos em benefício de crianças e adolescentes com câncer. O McDia Feliz é um sucesso graças à participação fundamental de funcionários, franqueados e fornecedores do sistema McDonald’s, além da mobilização de cerca de 30 mil voluntários que incentivam a sociedade a abraçar a causa da luta contra o câncer.

Sobre o Programa Casa Ronald McDonald no Brasil

O Programa Casa Ronald McDonald é uma iniciativa global criada pela Ronald McDonald House Charities, sistema internacional presente em mais de 50 países. O objetivo do programa é oferecer mais qualidade de vida e bem-estar às crianças e adolescentes. No Brasil o programa é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald e conta atualmente com quatro unidades nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André e Campinas (SP). As Casas oferecem hospedagem, alimentação, transporte e suporte psicossocial para os pequenos pacientes com câncer e seus familiares que, devido ao tratamento, encontram-se longe das suas cidades. A unidade do Rio de Janeiro foi a primeira Casa Ronald McDonald da América Latina, inaugurada em 1994. Já as demais instalações brasileiras foram implantadas em 2007, nas cidades de São Paulo e Santo André (SP), e em 2010, em Campinas (SP).

Sobre o Instituto Ronald McDonald e programas

O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas – Diagnóstico Precoce, Atenção Integral e Casas Ronald McDonald – que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. As principais fontes de arrecadação do Instituto Ronald McDonald são o McDia Feliz – maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil – e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação de trocos dos clientes dos restaurantes McDonald’s. Com mais de dez anos de atuação, o Instituto Ronald McDonald articula diferentes agentes da causa e destina de recursos a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.