GACC Sul Bahia inaugura escola para pacientes

Realização da obra da Escola Celeste Fontes foi possível graças à mobilização da sociedade

Novembro de 2011 – O GACC Sul Bahia inaugura no dia 30 de novembro a construção do núcleo de educação da casa de apoio. O espaço foi batizado de Escola Celeste Fontes – Vovó Celeste que tanto contribuiu para sua construção.

A obra foi possível graças à mobilização da sociedade e do apoio de parceiros como o Instituto Ronald McDonald. A organização investiu R$191 mil reais por meio do Programa Atenção Integral para a conclusão do espaço que oferece continuação de suas atividades escolares e outras atividades como aulas de artesanato, ioga, reik, música, teatro e literatura aos pacientes em tratamento oncológico.

“Ficamos muito satisfeitos quando vemos um projeto como este ser finalizado”, afirma o superintendente do Instituto Ronald McDonald Francisco Neves. “São projetos como este que contribuem para a continuidade e uma maior qualidade de vida durante o tratamento”, complementa.

A inauguração é realizada no mês que marca a celebração da luta contra o câncer infantojuvenil. A data de 23 de novembro foi instituída em 2008 para chamar a atenção para esta doença, que ainda é a principal causa de mortalidade entre crianças e adolescentes de 5 a 19 anos.

“Os primeiros registros de crianças e adolescentes na fundação do GACC Sul Bahia marcavam 10 casos novos a cada ano, em 2010 foram registrados 70 casos novos, e um total de 431 diárias anuais, o que mostra o crescimento da instituição”, afirma Dra Teresa Cristina Cardoso Fonseca, Presidente do GACC.