Lei determina que escolas incluam Semana de Prevenção ao Tratamento de Câncer no calendário

Toda escola pública e privada de Mato Grosso deverá incluir em seu calendário a “Semana de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer Infantil”.

A Lei n° 10.557 foi sancionada e publicada no diário oficial no último dia 29 de junho.

O deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), autor da Lei, explica a importância da matéria, “O principal objetivo é conscientizar, prevenir e diagnosticar o câncer infantil”.

Por meio de palestras e seminários as escolas poderão celebrar parcerias com hospitais e órgãos públicos ou privados, organizações não governamentais, associações profissionais e outras entidades afins para implementação dos objetivos pretendidos pela Semana.

Segundo a Lei, a Semana deverá orientar, prevenir, diagnosticar, detectar possíveis casos de câncer infantil entre alunos e seus familiares. Também, deverá encaminhar casos detectados para o acompanhamento médico especializado.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer infantil é, atualmente a segunda causa de morte na faixa etária entre 1 a 19 anos.

“Após a regulamentação devida e correta da Lei, acredito que além da conscientização, a prevenção do câncer infantil será um grande feito. Pois a população terá ciência sobre a gravidade da doença nesta idade”, explicou o deputado.

Fonte: Site Mato Grosso Mais