20 anos de Instituto Ronald McDonald: celebrando maturidade e compromisso

Ano após ano celebramos o nascer. O nascer de uma vida, de um amor ou de uma ideia. Datas que delimitam fases e mostram que o tempo é agente da transformação.

Não é à toa que tantas pessoas celebram aniversários como se fossem primaveras, estação do renascer das flores, pois é como amanhecer um e dormir outro.

Tempos em tempos essas fases são ainda mais simbólicas, sinalizam o fim e o começo de um novo olhar sobre a vida. Os 20 anos são um desses marcos temporais que transmutam.

Um jovem, ao comemorar 20 anos, não só assume, definitivamente, a vida adulta, como também passa a sentir o ônus do tempo. O que significa que, a partir daquele dia, seu amanhã está sob seu comando e discernimento, mas os anos passam rápidos como piscar de olhos.

Festejar 20 anos de aniversário também é viver um rito de passagem que declara maturidade, no sentido mais simples da palavra: tornar-se sensato, experiente, vivido.

Para uma empresa ou organização, os 20 anos de trabalho têm o mesmo significado.

Tempo de fazer dos sonhos um projeto concreto e transparente.

Este ano, exatamente dia 08 de abril, o Instituto Ronald McDonald celebra suas 20 primaveras, e renasce pela força da sua causa.

Olhar para trás é se orgulhar do caminho trilhado. É perceber que os desafios enfrentados mudaram a realidade da oncologia infantil no país e, sobretudo, salvaram vidas.

O sonho de 1999 – promover a saúde e a qualidade de vida de adolescentes e crianças com câncer- segue sendo o norte, mas hoje ele vai além. Uma trajetória que nasceu imerso em dúvidas e inseguranças, se reforça na certeza das vitórias conquistadas.

“(no início) Começaram a vir algumas perguntas: Quantas crianças tem no Brasil? Quais são os hospitais que tratam? Quantas casas de apoio? Falando na faixa de 0 a 19 anos, você tinha o cenário do todo, mas segmentado não tinha, e essas perguntas eram básicas para fazer qualquer planejamento” – Chico Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.

Há 20 anos, as perguntas que pareciam não ter respostas foram alcançando soluções, e, claro, somando novas perguntas. Percebeu-se que antes de replicar um modelo internacional no Brasil, era preciso compreender a complexidade de um país continental com mais de 8 milhões de m² e milhões de habitantes. Um mapeamento detalhado de uma realidade difícil e desconhecida.

Era preciso romper com um ciclo de deficiências, e, embora a cura fosse o objetivo final, a dignidade das famílias e o acesso ao tratamento era a via que tornava a vida possível. Como Chico enaltece:

“Hoje, temos orgulho de dizer que o Instituto Ronald McDonald atua antes, durante e depois do tratamento.”

Nessa história algumas certezas sempre estiveram presentes: a falta de braços e recursos impedem de alçar vôos maiores e necessários. É por isso que uma rede de apoio ganha forças e se porta como um grande diferencial do Instituto Ronald McDonald. Parceiros por todo o Brasil, em diversos estados e cidades. Pessoas e empresas de todos os lados e idades confiando seus recursos financeiros e humanos para mudar a vida de crianças e adolescentes. Andando juntos e formando uma potente corrente de amor que defende o futuro de toda uma geração.

Celebrar o aniversário de 20 anos do Instituto Ronald McDonald é se auto presentear com a esperança de um mundo melhor onde nenhum sorriso se apague tão cedo.

Um Feliz Aniversário para todos nós!