4 dicas para curtir o verão com segurança

Quando a gente é mãe, nossas preocupações multiplicam. Começamos a pensar no que é o melhor para nós mesmas e para a pessoa que temos o prazer e a função de criar. Por isso, não existe forma fácil de receber a notícia de que nosso pequeno está com câncer — e encarar a notícia é desafiador.

Os programas coordenados pelo Instituto Ronald McDonald unem pessoas incríveis, muito capacitadas e prontas para ajudar. Elas são essenciais para esse momento no qual nos sentimos tão perdidas, sem controle sobre o que está por vir, mas decididas a dar nosso melhor por quem amamos.

Foi conversando com alguns voluntários que descobri que o verão não precisa ser uma época a ser temida. Existem várias atividades e dicas em família que são perfeitas para o clima de festas que acompanha dezembro, inclusive para os pequenos que estão em tratamento. Separei algumas delas aqui para tornar o dia a dia mais divertido, assim como algumas dicas para os dias mais quentes.

1. Mantenha-se hidratado

As temperaturas quentes e o sol de derreter pedem aquela atenção especial para a quantidade de água que estamos ingerindo. Para não perder o costume, deixe uma garrafinha com água gelada por perto e beba ao longo do dia. O ideal é enchê-la pelo menos duas vezes por dia. Sucos e vitaminas também são muito bem-vindos!

2. Brinque de faz de conta

Em dias particularmente quentes, a sensação térmica faz com que a gente queira ficar quietinho em um canto. E quem disse que não dá para brincar nesses momentos? O faz de conta é uma ótima possibilidade e as possibilidades são imensas: embarcar numa aventura para achar um tesouro perdido no quintal, imaginar-se como o próprio cientista maluco ou como um pirata, criar sua própria biblioteca… Escolha uma opção e abrace a ideia.

3. Visite um aquário

Que tal um passeio tranquilo? O aquário é um ambiente maravilhoso para crianças, além de ser muito instrutivo. Com várias espécies e ambientes diferentes de tudo que ela já viu, estimula-se o cuidado com o meio-ambiente e com os seres vivos ao redor. Alguns deles até mesmo permitem que os visitantes toquem em alguns peixinhos.

4. Brincar de teatro

Por que não deixar os pequenos montarem sua própria peça teatral? Coloque algumas cadeiras enfileiradas e guie a criança para uma história que ela adoraria viver. Depois, deixe-a livre para interpretá-la para você. Aproveite o momento para elogiar o que ela criar e sugerir aventuras novas para o momento.

Independentemente do clima, essas brincadeiras são ótimas para envolver as crianças em mundos de fantasia, sem deixar de lado os pequenos grandes aprendizados dessa fase. Elas também substituem alguns passeios para dias de chuva ou muito abafados, sem perder a diversão que o momento propõe.

Existem vários passeios tranquilos para crianças em tratamento que são perfeitos para dias de sol e temperaturas mais amenas. Qual você faria?

Você também pode ver quais atividades são ótimas para sua rotina de bem-estar com o pequeno.