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    McDia Feliz: A maior campanha de mobilização em prol da saúde e educação de crianças e jovens do Brasil

    McDia Feliz: como funciona?

    Muito mais do que uma campanha de arrecadação, o McDia Feliz é uma iniciativa do Sistema McDonald’s para mobilizar os mais diferentes setores da sociedade em torno de causas sociais.

    Desde 2018, alinhada a um novo posicionamento da Arcos Dourados – operadora da marca McDonald’s na América Latina e Caribe, a campanha tem dois objetivos: promover o acesso dos jovens a uma educação de qualidade e aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil.

    Desde 2001, o Instituto Ronald McDonald é responsável por liderar a mobilização de instituições de todo o Brasil para a promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer e seus familiares.

    Todos os anos, sempre em um dia no fim de agosto, é possível transformar Big Mac em sorrisos. Atualmente, 70% da arrecadação obtida com a venda do sanduíche Big Mac, isoladamente ou na McOferta nº1 (exceto impostos), é revertida a projetos de instituições que trabalham em benefício de crianças e adolescentes com câncer. Soma-se à venda dos sanduíches, a comercialização de tíquetes antecipados de Big Mac e de produtos promocionais vendidos pelas instituições parceiras, como camisetas e canecas.

    McDia Feliz 2020

    Neste ano, devido ao contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o McDia Feliz será realizado no dia 21 de novembro. Na 32ª edição da campanha beneficiará 68 projetos de 59 instituições que atuam com oncologia pediátrica no país. Serão 49 cidades contempladas em 21 estados mais o Distrito Federal. Quer transformar Big Mac em sorrisos?

    Você ainda pode ajudar crianças e adolescentes com câncer adquirindo seu tíquete no valor de R$ 17,00 no dia da campanha, sábado, pelo delivery ou no drive-thru dos restaurantes do McDonald’s. Venha fazer parte dessa corrente de amor e solidariedade. Você também pode adquirir seu tíquete nas instituições participantes:

    Clique para conhecer as instituições

     

    Desde 1988, cerca de R$ 300 milhões de reais já foram arrecadados por meio da campanha.

    2000 – R$ 5.600.870,00 | 2001 – R$ 6.718.841,00 | 2002 – R$ 7.445.657,00 | 2003 – R$ 7.032.113,00

    2004 – R$ 6.279.526,00 | 2005 – R$ 8.618.578,00 | 2006 – R$ 9.400.110,00 | 2007 – R$ 10.179.769,00

    2008 – R$ 11.524.268,00 | 2009 – R$ 11.661.422,00 | 2010 – R$ 13.004.018,00 | 2011 – R$ 17.364.015,00

    2012 – R$ 18.354.262,00 | 2013 – R$ 20.433.191,00 | 2014 – R$ 22.482.900,00 | 2015 – R$ 22.114.008,48

    2016 – R$ 23.134.174,03 | 2017 – R$ 25.352.836,25 | 2018 – R$ 24.641.793,35  | 2019 – R$ 24,300.000,00

     

    A destinação e utilização dos recursos investidos na causa do câncer infantojuvenil são acompanhadas pelo Instituto Ronald McDonald, além de passar por auditorias que atestam a transparência do processo. Veja mais informações nos relatórios anuais de atividades.

     

    História

    No Brasil, o primeiro McDia Feliz foi realizado em 1988 e beneficiou a Ação Social de São Paulo. Desde então a campanha tem se expandido e, ao longo de suas edições, já beneficiou centenas de instituições de todo o Brasil que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a adolescentes e crianças com câncer e seus familiares.

    A causa do câncer infantil e juvenil foi abraçada há muito tempo pelo Sistema McDonald’s. A empresa assumiu essa causa há mais de 30 anos nos Estados Unidos quando fundou a primeira Casa Ronald McDonald na Filadélfia.

    O Instituto Ronald McDonald  é também responsável por diversos programas e iniciativas que ajudaram a articular e mobilizar diferentes setores da sociedade em prol da causa do câncer em crianças e adolescentes.

    Para comemorar 25 anos da campanha, o Instituto Ronald McDonald lançou o filme 25 anos de McDia Feliz, que conta a história da campanha a partir de depoimentos de pessoas que ajudaram a construir está ação, ao longo dos anos.

    Assista ao filme 25 anos de McDia Feliz.

    Para comemorar os 30 anos da campanha, o Instituto Ronald McDonald lançou o livro McDia Feliz: 30 anos pela vida, com informações sobre história, parcerias, projetos, números e curiosidades sobre a campanha. Faça aqui o download gratuito da publicação.

    Linha do tempo do McDia Feliz

    1988

    1º McDia Feliz no Brasil. A arrecadação de $986 dólares foi destinada à Ação Solidária de São Paulo.

    1990

    1º McDia Feliz nacional. Duas instituições foram beneficiadas: a APACN em Curitiba e o Hospital Mario Kreuff no Rio de Janeiro.

    1991

    Participação dos voluntários da Tijuca em campanha que teve o INCA como uma das instituições beneficiadas.

    1992

    Não houve McDia Feliz devido à profunda crise econômica instalada no Brasil.

    1993

    Início da venda de tíquetes antecipados. A arrecadação deste McDia Feliz em todo o Brasil foi usada para fundar a Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro.

    1994

    Inauguração da primeira Casa Ronald McDonald do Brasil no Rio de Janeiro

    1995

    Definição que a campanha ocorreria em agosto (com exceção do ano de 2004)

    1999

    Fundação do Instituto Ronald McDonald

    2001

    – Instituto Ronald McDonald passa a coordenar o McDia Feliz

    2003

    Estabelecimento do fundo nacional

    2007

    – Arcos Dourados se torna franqueada máster da marca McDonald’s no Brasil
    – A campanha ultrapassou pela primeira vez a cifra de R$10 milhões

    2009

    Padronização da campanha pela Arcos Dourados América Latina (A estrela da campanha passou a ser um menino ou menina curado do câncer)

    2010

    – Realização da primeira edição da Gincana McDia Feliz (premiação de boas práticas)

    2015

    Campanha ultrapassou a marca de R$20 milhões em arrecadação.

    2016

    Programa Diagnóstico Precoce passou a ser financiado pelo McDia Feliz

    2017

    Primeira edição do Troféu Atitude de Ouro, que premia boas práticas das instituições participantes.

    2018

    Pela primeira vez, o McDia Feliz beneficiou outra causa além da cura do câncer infantojuvenil. Representada pelo Instituto Ayrton Senna, a campanha também aportou recursos a educação de jovens.

    Receita para o sucesso do McDia Feliz

    O McDia Feliz se tornou uma das maiores mobilizações em prol da saúde e educação de crianças e jovens do Brasil. A campanha é também considerada referência em investimento social privado e uma das mais significativas iniciativas que envolvem voluntários no país.

    O segredo desse sucesso está no envolvimento dos diversos públicos da campanha, o que faz dela uma iniciativa da sociedade da qual o Sistema McDonald’s é um dos atores envolvidos, mas não o protagonista.

    Outras características estão relacionadas ao sucesso da campanha:

    Profissionalismo – envolvimento de profissionais de diversas áreas, como marketing, comunicação, finanças, jurídico, especialistas em sociedade civil e constante capacitação.

    Transparência – Informações online sobre instituições participantes, projetos beneficiados, auditoria e prestação de contas disponíveis no relatório anual de atividades do Instituto Ronald McDonald.

    Capilaridade – Mobilização descentralizada com autonomia das instituições participantes para adaptar a campanha ao seu público local, inclusive com apoiadores e personagens relevantes localmente.

    Variedade de formas para mobilizar e captar – Há muitas formas de participar da campanha: sendo voluntário, comprando Big Mac, tíquetes antecipados, produtos promocionais, fazendo doações em dinheiro (no caso de pessoa jurídica), entre muitas outras opções, o que flexibiliza as oportunidades de mobilização de acordo com o perfil dos interessados.

    Premiações e Reconhecimentos

    1999 – O McDia Feliz recebeu o Prêmio de Cidadania do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE)  como o mais importante evento em favor das crianças e adolescentes com câncer no Brasil.

    2005 – Foi agraciado com o Prêmio Racine, em reconhecimento às ações que contribuem para a transformação das condições de saúde da sociedade brasileira. O McDia Feliz recebeu o Prêmio Aberje Rio de Janeiro, promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, na categoria Relacionamento com a Comunidade

    2011 – McDia Feliz foi a campanha mais reconhecida pelos consumidores, em pesquisa exclusiva da GFK para o Consumidor Moderno.

    2017 – O Instituto Ronald McDonald foi vencedor do Prêmio ABCR 2017 de Melhor Evento de Captação com a campanha McDia Feliz.

    Como funciona o ciclo do McDia Feliz?

    O ciclo do McDia Feliz: como transformar Big Mac em sorrisos ano após ano

    Para o Big Mac chegar quentinho e saboroso às mãos dos consumidores no McDia Feliz é preciso que muita gente trabalhe duro: os fornecedores do Sistema McDonald’s, os funcionários e até os voluntários. Conheça as várias etapas antes do Big Mac chegar às mãos dos consumidores.

    1º trimestre – Planejamento

     

    Após a reunião de avaliação do McDia Feliz do ano anterior, o Instituto Ronald McDonald já começa a planejar o McDia Feliz seguinte. Alguns meses antes da campanha, as instituições participantes já estão em contato diretamente com as gerências operacionais e funcionários de restaurantes, dividindo o território (no caso de mais de uma organização por cidade), compartilhando os planos para a campanha e disponibilizando equipes para tirar dúvidas e inspirar os colaboradores no McDia Feliz, inclusive com visitas aos projetos e famílias beneficiados. Os fornecedores também se planejam para o aumento da produção e dos pedidos para o McDia feliz.

    2º trimestre – Lançamento

     

    3º trimestre – Mobilização

     

    O planejamento para os pedidos do McDia Feliz começa cerca de um mês antes da data da campanha. A projeção de vendas do Big Mac envolve diversas análises, incluindo o contexto econômico e nível de engajamento daquela comunidade, a concorrência comercial, a realização de outras campanhas beneficentes locais ou nacionais, histórico da campanha nos últimos três anos e a evolução das vendas de tíquetes antecipados.

    Com a projeção de vendas em mãos, o gerente do restaurante realiza os pedidos para estoque: tudo o que é necessário para que a loja funcione nos mais altos padrões de qualidade, serviço e limpeza. Além dos famosos ingredientes do Big Mac: dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e pão com gergelim, é preciso se planejar para pedir mais embalagens, guardanapos, canudos, sacos de lixo, bandejas, lâminas de bandeja, batata frita e refrigerante, entre outros itens.

    Na reta final da campanha, é possível fazer uma nova análise da projeção de vendas para encaminhar os preparativos finais: realocação de equipes de modo a atender um restaurante onde a projeção de vendas seja maior e equipamentos.

    O sucesso do McDia Feliz é possível graças ao trabalho árduo de muita gente, mas na linha de frente estão os funcionários e voluntários em contato direto com os clientes. Por ser um dia atípico, há filas e os voluntários têm um papel imprescindível para convencer os clientes a fazer a doação. Além disso, realizam a venda de produtos promocionais. Do mesmo modo, os funcionários se empenham no bom funcionamento do caixa e da cozinha. O Big Mac demora cerca de 50 segundos para ficar pronto. Depois disso, é só saborear e aproveitar.

     

    4º trimestre – Prestação de contas e recomeço

     

    O Troféu Atitude de Ouro é uma premiação organizada pelo instituto Ronald McDonald para homenagear as instituições mais engajadas no McDia Feliz em 15 categorias. São instituições que ajudam a espalhar a mensagem da maior campanha de mobilização social do país que busca aproximar cada dia mais famílias da cura do câncer infantojuvenil.

     

    Como eu posso ajudar?

    Compra de tíquetes antecipados: Você pode comprar tíquetes antecipados do Big Mac em uma das instituições participantes antes da data da campanha. Eles começam a ser vendidos em junho. Conheça aqui as instituições participantes. Você pode resgatar o sanduíche no dia da campanha em qualquer restaurante McDonald’s participante. Além do Tíquete as instituições também vendem produtos promocionais para ajudarem na arrecadação.

    Participação no dia da campanha: Compareça a um dos restaurantes McDonald’s em todo o Brasil e peça um Big Mac, sanduíche ou McOferta. Com isto você contribui para projetos em benefício de adolescentes e crianças com câncer de todo o Brasil.

    Voluntariado: Anualmente o McDia Feliz mobiliza uma grande corrente de solidariedade, envolvendo a atuação de funcionários, franqueados e fornecedores da rede McDonald’s, bem como a participação de milhares de voluntários e centenas personalidades e artistas, sempre contando com a participação ativa de toda a sociedade. Para se tornar voluntário e ajudar na campanha, entre em contato com uma das instituições participantes do McDia Feliz em sua cidade e faça seu cadastro.

    Como minha empresa pode ajudar?

    Aquisição de tíquetes antecipados do Big Mac: O tíquete antecipado possui o valor correspondente a um Big Mac e pode ser trocado em qualquer restaurante participante da Rede McDonald’s no país na data do evento. Este voucher é adquirido diretamente com as instituições participantes e pode ser distribuído para seus funcionários, pode ser entregue a uma instituição beneficente, ou vendidos em sua empresa pela instituição participante de sua cidade, por meio da instalação de postos de venda. Os tíquetes são importantes instrumentos de arrecadação da campanha e são viabilizados através da parceria com a empresa Ticket Serviços. Encontre a instituição mais próxima da sua empresa e compre seus tíquetes antecipados.

    Venda de produtos promocionais: O apoiador desta iniciativa pode viabilizar a produção de materiais como camisetas, bonés e chaveiros, com a marca do McDia Feliz e também a marca da empresa. Outra ação possível é a empresa instalar postos de venda dos produtos.

    Apadrinhamento de Restaurante: A empresa pode se tornar “Padrinho de Restaurante”, através de doações para as instituições que sejam proporcionais às vendas de Big Mac. Isto também garante a visibilidade da empresa no restaurante apadrinhado no dia da campanha.

    Divulgação da campanha: A empresa também pode contribuir com o McDia Feliz divulgando a campanha através de veículos de comunicação interna e externa, promovendo o envolvimento da comunidade. Esta também é uma oportunidade para as empresas praticarem ações socialmente responsáveis.

    Ações que contribuem

    Mobilização: As instituições cujos projetos foram beneficiados pelos recursos arrecadados pela campanha são peças chaves em todo o processo de realização das edições anuais do McDia Feliz. Num primeiro momento, as instituições beneficiadas com projetos pela cura do câncer infantil e juvenil se articulam, lideradas pela Instituto Ronald McDonald, em Comitês Regionais, onde são abordadas as estratégias de realização da campanha e como cada instituição poderá contribuir com as ações de captação. Os resultados das ações dos Comitês Regionais são sintetizados em um plano de trabalho com o objetivo de atingir os melhores resultados no McDia Feliz.

    O QUE NÓS FAZEMOS

    Conheça mais sobre os nossos programas

    IRM Histórias

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