Receita para o sucesso do McDia Feliz
O McDia Feliz se tornou uma das maiores mobilizações em prol da saúde e educação de crianças e jovens do Brasil. A campanha é também considerada referência em investimento social privado e uma das mais significativas iniciativas que envolvem voluntários no país.
O segredo desse sucesso está no envolvimento dos diversos públicos da campanha, o que faz dela uma iniciativa da sociedade da qual o Sistema McDonald’s é um dos atores envolvidos, mas não o protagonista.
Outras características estão relacionadas ao sucesso da campanha:
Profissionalismo – envolvimento de profissionais de diversas áreas, como marketing, comunicação, finanças, jurídico, especialistas em sociedade civil e constante capacitação.
Transparência – Informações online sobre instituições participantes, projetos beneficiados, auditoria e prestação de contas disponíveis no relatório anual de atividades do Instituto Ronald McDonald.
Capilaridade – Mobilização descentralizada com autonomia das instituições participantes para adaptar a campanha ao seu público local, inclusive com apoiadores e personagens relevantes localmente.
Variedade de formas para mobilizar e captar – Há muitas formas de participar da campanha: sendo voluntário, comprando Big Mac, tíquetes antecipados, produtos promocionais, fazendo doações em dinheiro (no caso de pessoa jurídica), entre muitas outras opções, o que flexibiliza as oportunidades de mobilização de acordo com o perfil dos interessados.
Premiações e Reconhecimentos
1999 – O McDia Feliz recebeu o Prêmio de Cidadania do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE) como o mais importante evento em favor das crianças e adolescentes com câncer no Brasil.
2005 – Foi agraciado com o Prêmio Racine, em reconhecimento às ações que contribuem para a transformação das condições de saúde da sociedade brasileira. O McDia Feliz recebeu o Prêmio Aberje Rio de Janeiro, promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, na categoria Relacionamento com a Comunidade
2011 – McDia Feliz foi a campanha mais reconhecida pelos consumidores, em pesquisa exclusiva da GFK para o Consumidor Moderno.
2017 – O Instituto Ronald McDonald foi vencedor do Prêmio ABCR 2017 de Melhor Evento de Captação com a campanha McDia Feliz.
Como funciona o ciclo do McDia Feliz?
O ciclo do McDia Feliz: como transformar Big Mac em sorrisos ano após ano
Para o Big Mac chegar quentinho e saboroso às mãos dos consumidores no McDia Feliz é preciso que muita gente trabalhe duro: os fornecedores do Sistema McDonald’s, os funcionários e até os voluntários. Conheça as várias etapas antes do Big Mac chegar às mãos dos consumidores.
1º trimestre – Planejamento
- Realização de reuniões com McDonald’s
- Definição do preço do tíquete antecipado
- Realização das primeiras reuniões com comitês regionais de instituições participantes.
Após a reunião de avaliação do McDia Feliz do ano anterior, o Instituto Ronald McDonald já começa a planejar o McDia Feliz seguinte. Alguns meses antes da campanha, as instituições participantes já estão em contato diretamente com as gerências operacionais e funcionários de restaurantes, dividindo o território (no caso de mais de uma organização por cidade), compartilhando os planos para a campanha e disponibilizando equipes para tirar dúvidas e inspirar os colaboradores no McDia Feliz, inclusive com visitas aos projetos e famílias beneficiados. Os fornecedores também se planejam para o aumento da produção e dos pedidos para o McDia feliz.
2º trimestre – Lançamento
- Realização das demais reuniões com comitês regionais de instituições participantes.
- Produção e entrega dos tíquetes antecipados
- Lançamento nacional e realização de workshop com orientações para instituições participantes.
3º trimestre – Mobilização
- Realização de lançamentos locais
- Instituições promovem a venda de tíquetes antecipados, seleção de voluntários, produção de produtos promocionais
- Encarregados dos restaurantes atuam para motivação dos funcionários, treinamento, fazem projeções de venda e realizam pedidos
- Realização do McDia Feliz no fim de agosto
- Apuração dos resultados envolvendo departamento financeiro, operações e presidência da Arcos Dourados.
O planejamento para os pedidos do McDia Feliz começa cerca de um mês antes da data da campanha. A projeção de vendas do Big Mac envolve diversas análises, incluindo o contexto econômico e nível de engajamento daquela comunidade, a concorrência comercial, a realização de outras campanhas beneficentes locais ou nacionais, histórico da campanha nos últimos três anos e a evolução das vendas de tíquetes antecipados.
Com a projeção de vendas em mãos, o gerente do restaurante realiza os pedidos para estoque: tudo o que é necessário para que a loja funcione nos mais altos padrões de qualidade, serviço e limpeza. Além dos famosos ingredientes do Big Mac: dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e pão com gergelim, é preciso se planejar para pedir mais embalagens, guardanapos, canudos, sacos de lixo, bandejas, lâminas de bandeja, batata frita e refrigerante, entre outros itens.
Na reta final da campanha, é possível fazer uma nova análise da projeção de vendas para encaminhar os preparativos finais: realocação de equipes de modo a atender um restaurante onde a projeção de vendas seja maior e equipamentos.
O sucesso do McDia Feliz é possível graças ao trabalho árduo de muita gente, mas na linha de frente estão os funcionários e voluntários em contato direto com os clientes. Por ser um dia atípico, há filas e os voluntários têm um papel imprescindível para convencer os clientes a fazer a doação. Além disso, realizam a venda de produtos promocionais. Do mesmo modo, os funcionários se empenham no bom funcionamento do caixa e da cozinha. O Big Mac demora cerca de 50 segundos para ficar pronto. Depois disso, é só saborear e aproveitar.
4º trimestre – Prestação de contas e recomeço
- Divulgação dos resultados da campanha
- Reuniões de avaliação com instituições, Arcos Dourados e parceiros
- Repasse do valor arrecadado para as instituições participantes
- Levantamento e análise de tendências para a próxima edição
- Fechamento de parcerias para o ano seguinte
- Entrega do Troféu Atitude de Ouro, premiação de boas práticas para instituições participantes do McDia Feliz na área de oncologia pediátrica.
O Troféu Atitude de Ouro é uma premiação organizada pelo instituto Ronald McDonald para homenagear as instituições mais engajadas no McDia Feliz em 15 categorias. São instituições que ajudam a espalhar a mensagem da maior campanha de mobilização social do país que busca aproximar cada dia mais famílias da cura do câncer infantojuvenil.
Como eu posso ajudar?
Compra de tíquetes antecipados: Você pode comprar tíquetes antecipados do Big Mac em uma das instituições participantes antes da data da campanha. Eles começam a ser vendidos em junho. Você pode resgatar o sanduíche no dia da campanha em qualquer restaurante McDonald’s participante. Além do Tíquete as instituições também vendem produtos promocionais para ajudarem na arrecadação.
Participação no dia da campanha: Compareça a um dos restaurantes McDonald’s em todo o Brasil e peça um Big Mac, sanduíche ou McOferta. Com isto você contribui para projetos em benefício de adolescentes e crianças com câncer de todo o Brasil.
Voluntariado: Anualmente o McDia Feliz mobiliza uma grande corrente de solidariedade, envolvendo a atuação de funcionários, franqueados e fornecedores da rede McDonald’s, bem como a participação de milhares de voluntários e centenas personalidades e artistas, sempre contando com a participação ativa de toda a sociedade. Para se tornar voluntário e ajudar na campanha, entre em contato com uma das instituições participantes do McDia Feliz em sua cidade e faça seu cadastro.
Como minha empresa pode ajudar?
Aquisição de tíquetes antecipados do Big Mac: O tíquete antecipado possui o valor correspondente a um Big Mac e pode ser trocado em qualquer restaurante participante da Rede McDonald’s no país na data do evento. Este voucher é adquirido diretamente com as instituições participantes e pode ser distribuído para seus funcionários, pode ser entregue a uma instituição beneficente, ou vendidos em sua empresa pela instituição participante de sua cidade, por meio da instalação de postos de venda. Os tíquetes são importantes instrumentos de arrecadação da campanha e são viabilizados através da parceria com a empresa Ticket Serviços. Encontre a instituição mais próxima da sua empresa e compre seus tíquetes antecipados.
Venda de produtos promocionais: O apoiador desta iniciativa pode viabilizar a produção de materiais como camisetas, bonés e chaveiros, com a marca do McDia Feliz e também a marca da empresa. Outra ação possível é a empresa instalar postos de venda dos produtos.
Apadrinhamento de Restaurante: A empresa pode se tornar “Padrinho de Restaurante”, através de doações para as instituições que sejam proporcionais às vendas de Big Mac. Isto também garante a visibilidade da empresa no restaurante apadrinhado no dia da campanha.
Divulgação da campanha: A empresa também pode contribuir com o McDia Feliz divulgando a campanha através de veículos de comunicação interna e externa, promovendo o envolvimento da comunidade. Esta também é uma oportunidade para as empresas praticarem ações socialmente responsáveis.
Ações que contribuem
Mobilização: As instituições cujos projetos foram beneficiados pelos recursos arrecadados pela campanha são peças chaves em todo o processo de realização das edições anuais do McDia Feliz. Num primeiro momento, as instituições beneficiadas com projetos pela cura do câncer infantil e juvenil se articulam, lideradas pela Instituto Ronald McDonald, em Comitês Regionais, onde são abordadas as estratégias de realização da campanha e como cada instituição poderá contribuir com as ações de captação. Os resultados das ações dos Comitês Regionais são sintetizados em um plano de trabalho com o objetivo de atingir os melhores resultados no McDia Feliz.