Encontre capítulos RMHC, casas Ronald McDonald, telefones móveis Ronald McDonald Care ou Salas Familiares Ronald McDonald em todo o mundo. Entre em contato com eles para aprender mais sobre oportunidades de voluntariado em sua comunidade.

O Instituto Ronald McDonald quer aumentar as chances de crianças e adolescentes com câncer encontrarem a cura. Para tanto sabe que não basta agir apenas quando a doença é diagnosticada. É preciso investir numa abordagem ampla, que garanta a redução de fatores de risco*, o diagnóstico nos estágios iniciais da doença e encaminhamento para tratamento de forma rápida e em hospitais equipados e especializados.
Saiba mais sobre como atuamos antes mesmo do diagnóstico.
O Instituto Ronald McDonald capacita profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família (médicos, enfermeiros, agentes da Saúde) e pediatras do Sistema Único de Saúde (SUS) a suspeitar de sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes em seus estágios iniciais. O Programa Diagnóstico Precoce é uma tecnologia social desenvolvida pelo Instituto Ronald McDonald e parceiros para que os profissionais da saúde estejam preparados para suspeitar do câncer e encaminhar casos suspeitos corretamente na rede oncológica local, o que no caso de confirmação da enfermidade, possibilita o início do tratamento muito mais rápido, de forma menos invasiva e com maiores chances de cura.
O Instituto Ronald McDonald investe em infraestrutura, de forma que os hospitais e centros referenciados para tratamento de câncer em crianças e adolescentes estejam equipados para fazer exames e confirmar o diagnóstico de câncer.
Os governos federal, estadual e municipal têm suas responsabilidades para que a população tenha acesso à saúde. Desta forma, o advocacy é uma estratégia para influenciar a elaboração de políticas públicas e alocação de recursos para promoção de direitos da população: de atendimento médico, tratamento adequado, acesso à medicação, entre outros.
O Instituto Ronald McDonald adota como estratégia de advocacy sensibilizar gestores públicos de saúde (municipais e estaduais) para priorizarem a organização da rede de prevenção e controle do câncer e investirem no diagnóstico precoce e no tratamento em serviços hospitalares habilitados em oncologia pediátrica e com toda estrutura necessária para tratar com qualidade. Além disso, busca sensibilizar parlamentares sobre a importância de se investir no diagnóstico precoce, pois o tratamento do câncer nos primeiros estágios é mais barato e aumenta as chances de cura.
Alguns exemplos de ações de advocacy:
* A exposição a fatores ambientais pode ser determinante para o desenvolvimento do câncer infantil e juvenil, diferentemente dos adultos. Não há uma relação clara de um fator, como é o cigarro para o câncer de pulmão.
Na primeira infância, essa exposição a fatores ambientais se dá inclusive de forma indireta, ou seja, o contato com os adultos é uma das vias da exposição. Em geral, as exposições durante a vida intrauterina são consideradas o fator de risco mais conhecido desse grupo de neoplasias em crianças e adolescentes.
Existem muitas pesquisas em curso sobre as causas do câncer infantil e juvenil. Alguns fatores de risco foram detectados ao longo destes anos, como:
Conheça mais sobre os nossos programas
Inscreva-se para receber todas as atualizações do Instituto Ronald McDonald