O Instituto Ronald McDonald trabalha para aumentar as chances de cura de crianças e adolescentes com câncer. Por isto, articula iniciativas e apoia financeiramente projetos que garantam um tratamento efetivo e de qualidade, com unidades médicas preparadas para receber pacientes infantojuvenis, bem equipadas, com infraestrutura apropriada e humanizada, profissionais capacitados, apoio para o paciente e a família durante todo o tratamento. Saiba mais logo abaixo.
Investimento na infraestrutura para tratamento em unidades médicas humanizadas e de qualidade;
Por meio do Programa Atenção Integral, o Instituto Ronald McDonald mapeia as demandas por melhorias no atendimento a crianças e adolescentes com câncer em todo o Brasil, investindo os recursos arrecadados por suas fontes de recursos em projetos que possam fazer a diferença para a cura, tais como:
-
- Aquisição, construção, adequação ou reforma de espaço físico específico para a assistência oncopediátrica (laboratórios, ambulatórios, centros de terapia intensiva, etc).
- Aquisição de equipamentos;
- Sistemas de tecnologia para melhorias na gestão;
- Entre outros.
Apoio à adesão das famílias e pacientes ao tratamento;
O tratamento de câncer é longo e exige mudanças na rotina tanto do paciente quanto do seu acompanhante. Muitas vezes, a mãe que acompanha a criança é obrigada a deixar seu emprego para se dedicar integralmente aos cuidados do filho. Embora haja uma queda do rendimento da família, o tratamento exige mais custos, como remédios, hospedagem em outra cidade, transporte e alimentação. É aí que entra o apoio para que paciente e responsável não desistam da cura. O Instituto Ronald McDonald apoia inúmeros projetos de adesão ao tratamento, tais como:
- Construção e reforma de casas de apoio, instituições sociais onde o responsável e o paciente podem se hospedar sem custos por quanto tempo for necessário
- Construção e manutenção das atividades das Casas Ronald McDonald, casas de apoio certificadas com padrões internacionais
- Construção e manutenção dos Espaços da Família Ronald McDonald , programa de padrões internacionais destinado a oferecer um lugar de apoio a pais e pacientes dentro dos hospitais.
- Aquisição de veículos para transporte de passageiros
- Aquisição de mobília para ambientes humanizados
- Entre outros.
Apoio psicossocial ao paciente e à família
O tratamento contra o câncer é multidisciplinar. Isto inclui uma atenção especial ao dia a dia do paciente e do acompanhante como um todo. É por isso que o Instituto Ronald McDonald também investe em projetos de:
- Terapias ocupacionais para paciente e responsável
- Compra de próteses
- Suporte à nutrição, como compra de cestas básicas para famílias em situação de risco social
- Profissionalização de pacientes e acompanhantes, com oferecimento de aulas e cursos que os ajudem na volta à rotina após o fim do tratamento.
- Entre outros.
Cuidados paliativos
Suporte ao oferecimento de cuidados assistenciais para melhorar a qualidade de vida e aliviar as dores impostas pela doença.