Dia de Doar: um abraço nacional pela saúde infantojuvenil

CEO do Instituto Ronald McDonald, Bianca Provedel, destaca a importância da união brasileira na luta contra o câncer em crianças e adolescentes

No próximo 28 de novembro, o Brasil e o mundo se unem em uma corrente de generosidade para celebrar o Dia de Doar. Esta iniciativa, que busca fortalecer a cultura da doação e transformar o mundo em um lugar mais justo e solidário, assume proporções significativas na luta contra o câncer infantojuvenil, a principal causa de morte entre jovens de 1 a 19 anos no Brasil, conforme estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Por isso, neste dia, milhões de brasileiros demonstrarão seu apoio deixando sua doação e compartilhando a hashtag #diadedoar nas redes sociais. Na busca incansável de promover saúde e bem-estar para crianças e adolescentes com câncer, Bianca Provedel, CEO do Instituto Ronald McDonald, destaca a importância desta mobilização:

“O Dia de Doar é uma oportunidade de unir os brasileiros em prol de uma causa nobre. A saúde e o bem-estar das crianças e adolescentes com câncer dependem disso. Cada doação, por menor que seja, impacta diretamente nas vidas dessas crianças, promove esperança para as famílias e aumenta suas chances de cura”, destaca a executiva.

Desafios e metas ambiciosas

Apesar dos avanços, o câncer infantojuvenil ainda representa uma batalha árdua no Brasil. O Instituto Ronald McDonald, organização sem fins lucrativos que, há mais de 24 anos, atua para promover saúde e bem-estar para crianças e adolescentes com câncer e suas famílias, e tem a missão ambiciosa de elevar as taxas de cura para 80%, como em países com alta renda. Essa aspiração busca mitigar as desigualdades existentes, pois, como ressalta Bianca Provedel, “o câncer não faz distinção, mas as condições em que uma criança vive podem influenciar diretamente em suas chances de sobrevivência.”

A identificação precoce do câncer é um fator determinante para o sucesso do tratamento. A cada hora, um novo caso de câncer é diagnosticado em crianças e jovens no Brasil (dados do INCA). No entanto, os sintomas muitas vezes se confundem com outras condições comuns na infância, o que destaca ainda mais a relevância do Programa Diagnóstico Precoce do Instituto Ronald McDonald.

Impacto das doações na missão do Instituto

O Instituto Ronald McDonald, hoje, destaca-se como o maior investidor social privado em oncologia pediátrica no Brasil e trabalha em diversas frentes para melhorar a jornada de crianças e adolescentes com câncer e suas famílias antes, durante e depois do tratamento. O Programa Diagnóstico Precoce, por exemplo, já capacitou mais de 34 mil profissionais da saúde e estudantes, com o propósito de sensibilizá-los para a importância de identificar precocemente os sinais da doença e estar atento para os sinais.

Outros programas, como o Atenção Integral e o Programa Casa Ronald McDonald, desempenham papéis cruciais na busca por tratamento eficaz. “Cada doação contribui para a estruturação de hospitais, a oferta de hospedagem para famílias que residem longe dos centros de tratamento, e para a capacitação de profissionais de saúde e sensibilização de educadores sobre os sinais do câncer infantojuvenil”, destaca Bianca Provedel.

Metas, desafios e esperança

Apesar dos avanços conquistados ao longo dos anos, a média de chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil é de 64%, segundo o INCA. No contexto global, o Instituto faz parte do sistema beneficente Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em 62 países. No mundo, 90% dos principais hospitais infantis contam com ao menos um programa da organização.

O Dia de Doar representa mais do que um gesto isolado de generosidade, é uma oportunidade para construir uma sociedade mais solidária e engajada. “Acreditamos no poder transformador da doação e na força da comunidade. Juntos podemos fazer a diferença na vida de quem mais precisa”, enfatiza a CEO do Instituto que faz um convite: “Cada doação é um passo em direção a um futuro mais saudável e promissor para as crianças e adolescentes com câncer. Vamos mostrar que, juntos, somos capazes de promover mudanças significativas e salvar vidas.”

Para apoiar o Instituto Ronald e fazer a diferença nesse Dia de Doar, basta clicar aqui!