Espaço da Família Ronald McDonald é inaugurado no Hospital da Criança de Brasília

Com capacidade para mais de 40 pessoas, o novo ambiente oferece conforto e acolhimento a crianças e adolescentes em tratamento de câncer e seus familiares

O Instituto Ronald McDonald e a Abrace inauguraram hoje (25), no Hospital da Criança de Brasília José Alencar, o Espaço da Família Ronald McDonald, uma área de convivência na ala de pediatria oncológica para atender crianças e adolescentes em tratamento de câncer e seus familiares, além dos demais pacientes atendidos pelo hospital. Com uma área total de 270 metros quadrados, o novo ambiente tem capacidade para receber mais de 40 pacientes e acompanhantes simultaneamente e contará com cerca de 20 voluntários e dois funcionários. O novo espaço oferece um ambiente humanizado, com brinquedoteca, computadores, televisão, sala de recreação, suítes, banheiros adaptados e armários, visando o acolhimento dos pacientes pediátricos que estão em tratamento ambulatorial e seus acompanhantes.

“O Espaço da Família Ronald McDonald torna o tempo de espera menos desgastante para os familiares, favorecendo o contato com a equipe médica, uma vez que está muito próximo da unidade pediátrica”, afirmou Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald, que destinou ao Hospital da Criança de Brasília cerca de R$ 1,5 milhão para a construção do novo espaço. O recurso foi levantado por meio de campanhas, como o McDia Feliz. “O McDia Feliz impulsiona o trabalho da Abrace e, com os recursos da campanha, nós transformamos vidas. Agora, com o Espaço da Família, os pacientes e suas famílias terão acesso a uma área especial, com acomodações confortáveis e humanizadas enquanto aguardam por consultas médicas e exames”, afirma Ilda Peliz, presidente da Abrace, cuja missão é oferecer assistência social para crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas.

Esta será a quinta unidade do programa global instalada no Brasil. As outras quatro estão localizadas em Sorocaba e Barretos, em São Paulo; Cuiabá, no Mato Grosso; e Curitiba; no Paraná. Presente em 23 países, o Espaço da Família é um programa global, com coordenação no Brasil pelo Instituto Ronald McDonald, que visa oferecer conforto e acolhimento dentro das unidades médicas para crianças e adolescentes em tratamento de câncer e aos familiares que os acompanham, por meio do atendimento humanizado, com ambientes de descanso, realização de tarefas lúdicas e outras atividades que tornam o tempo de espera, entre consultas e exames, mais prazeroso.