Evolução do Projeto: Instituto Ronald McDonald

Dando continuidade a nossa WebSérie em comemoração aos 20 anos do Instituto Ronald McDonald, entrevistamos Sérgio Carvalho, Gerente Geral da Casa Ronald McDonald RJ, José Luiz Gomes Fernandes, Voluntário e Diretor de Atenção Integral na Casa Ronald McDonald RJ e Sônia Neves, Presidente Voluntária da Casa Ronald McDonald RJ.

A Casa Ronald McDonald é um dos projetos apoiados pelo Instituto Ronald McDonald, tem como objetivo hospedar crianças e adolescentes que estão em tratamento nos hospitais conveniados de forma que elas possam garantir a continuidade do tratamento.

Trabalhando junto aos programas da Casa Ronald Mcdonald, é oferecido além da hospedagem, a alimentação, transporte, e os cuidados de uma hotelaria. Já que a Casa Ronald McDonald seja considerada um hotel temático ela tem umas características muito especiais, que são feitas para que se possa retirar rapidamente crianças e adolescentes do hospital e assim diminuindo o risco de contaminação hospitalar dessas crianças que estão em tratamento ambulatorial.

Se você ainda não conhece nossa WebSérie confira aqui a mensagem do Chico Neves no primeiro capítulo.

Aprendizado ao longo do tempo

O grande desafio encarado Instituto Ronald McDonald é cuidar da sobrevivência em primeiro lugar Institucional, pois é ela que dá a possibilidade de continuar e apoiar projetos e programas, pois esses programas precisam durar por muitos anos. Por isso o apoio de doadores, patrocinadores é muito importante para a sobrevivência não só do Instituto, mas principalmente dos programas. Esse vem sendo um grande desafio pois hoje o Brasil vem encarando uma crise econômica, e a dificuldade de passar credibilidade que as Instituições têm, pela falta de transparência, em alguns momentos o Instituto sofre com a falta de doações.

“Talvez o maior aprendizado ao longo desse tempo, tenha sido a mudança do que a gente tem como marca do câncer, antes era uma doença fatal e hoje ela é uma doença potencialmente curável.”

Conta Sérgio Carvalho, Gerente Geral da Casa Ronald McDonald RJ.

Como o Instituto mudou a minha vida

Busquei trabalho voluntário para fazer de forma regular, eu já fazia sempre desde criança. Inspirado pela minha mãe, pelo meu pai que é aquele trabalho que a criança vê os pais, os avós, os tios fazendo, então eu já fazia. Mas fazer de maneira regular com horário com tudo, eu fui fazer aqui na Casa Ronald. Conta José Luiz Voluntário e Diretor de Atenção Integral na Casa Ronald McDonald RJ.

Para Sérgio, Gerente Geral da Casa Ronald McDonald Rj, a causa mudou muito a vida dele em vários aspectos, o primeiro foi a persistência, e que não se pode desistir das coisas, dos sonhos.