Maria Vitória Gomes Ferreira

Maria Vitória aos 11 anos já passou por muita coisa na vida. Quando tinha apenas cinco anos foi diagnosticada com um tumor cerebral e teve que mudar radicalmente sua rotina. Saiu do município de Rio Crespo, em Rondônia, no norte do país, para uma grande cidade com o objetivo de se curar.

Foi assim que chegou ao Hospital Boldrini, em Campinas – São Paulo, um dos centros de referência em tratamento de câncer infantil no país. Sua mãe, Sandra, conta que esta viagem foi cercada de inseguranças: pelo que seria da saúde de sua pequena, como seria o hospital e como se manteriam durante esta jornada.
Em maio de 2013, a primeira parte do tratamento durou um ano e três meses com sessões de quimioterapia, logo elas se alojaram em uma casa de apoio indicada pelo Hospital. Em 2016, houve uma recidiva da doença, esta segunda etapa durou nove meses, com sessões de quimioterapia e radioterapia.
Foi neste momento que conheceram a Casa Ronald McDonald Campinas, um lugar que chamam de segundo lar. Ali, Maria Vitória adora brincar e sempre tem o que fazer: massinha, salão de jogos, informática são suas atividades preferidas, junto com as brincadeiras em companhia das amigas que fez na Casa.
A menina recebeu alta do tratamento em 2017, mas em 2019 ela, sua mãe e seu pai voltaram a Campinas preocupados com a doença, afinal os exames apontavam padrões fora do comum. Após uma cirurgia ficou constatado que Maria Vitória tinha a formação de uma massa em consequência da radioterapia. Ela segue firme e forte rumo à cura definitiva.
“O câncer não é uma doença fácil de encarar. Estamos felizes por encontrar um lugar onde somos tão bem acolhidos. Aqui é nossa segunda casa”, garante Sandra, mãe da Maria Vitória.