Realizações
Confira alguns dos projetos realizados pelo Instituto Ronald McDonald em parceria com instituições de todo o Brasil.

Casas Ronald McDonald – são casas de apoio onde pacientes oncológicos e acompanhantes que precisam mudar de cidade para o tratamento podem ficar por quanto tempo necessitarem As Casas Ronald McDonald são um programa global e por isso seguem as melhores práticas de acolhimento, humanização e suporte para seus usuários.

Espaços da Família – Outro programa global coordenado no Brasil pelo Instituto Ronald McDonald: consiste em oferecer um lugar humanizado dentro de unidades hospitalares onde as famílias possam descansar ou se distrair durante os procedimentos num mesmo dia.
Capacitação de profissionais da Estratégia Saúde da Família e Sistema Único de Saúde – a forma mais efetiva de enfrentar o câncer em crianças e adolescentes é o diagnóstico precoce da doença. Ao identificar essa demanda prioritária, o Instituto Ronald McDonald desenvolveu o Programa Diagnóstico Precoce, em parceira com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope). O programa funciona com a capacitação de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), bem como médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) que sejam referência para o atendimento de crianças e adolescentes. Os casos suspeitos são encaminhados para serviços especializados, aumentando sensivelmente a expectativa de cura dos pacientes.
Centro de Transplante de Medula Óssea do GRAACC – o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) foi criado para garantir a adolescentes e crianças com câncer, dentro do mais avançado padrão científico, o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida. O Centro de Transplante foi construído e equipado com recursos doados por meio de campanhas do Instituto Ronald McDonald para a realização de transplantes.
Projeto Vida – foi criado em 1998 pela Casa Durval Paiva com o objetivo de conhecer in loco a situação das famílias assistidas, identificando através de visitas domiciliares as carências e necessidades existentes, tentando saná-las ou diminuí-las, proporcionando assim o resgate de cidadania e a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. O projeto proporciona melhores condições físico-sanitárias aos domicílios dos pacientes, por meio de construções e reformas, além de visitas sociais com entrega de doações.
Projeto Vida – foi criado em 1998 pela Casa Durval Paiva com o objetivo de conhecer in loco a situação das famílias assistidas, identificando através de visitas domiciliares as carências e necessidades existentes, tentando saná-las ou diminuí-las, proporcionando assim o resgate de cidadania e a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. O projeto proporciona melhores condições físico-sanitárias aos domicílios dos pacientes, por meio de construções e reformas, além de visitas sociais com entrega de doações.
Programa Bolsa de Alimentos – é um projeto da Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro que se destina a crianças e adolescentes que não estão hospedados na unidade e são encaminhados pelo serviço social do hospital, onde está sendo realizado o tratamento. As famílias recebem cestas básicas para garantir a alimentação contínua e adequada. O Bolsa de Alimentos recebeu o prêmio Best Bets 2007, categoria Projeto Social, na Conferência Internacional da Ronald McDonald House Charities (RMHC).
Grupos Cooperativos da Sobope – o Instituto apoia e investe em iniciativas e eventos científicos como o Encontro Nacional de Grupos Cooperativos Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), que reúne oncologistas pediátricos de todo o país para debaterem o aperfeiçoamento dos protocolos para tratamento de crianças e adolescentes com câncer.
Instituto de Pediatria do Hospital Boldrini – a 25ª edição da campanha McDia Feliz, realizada em 2013, beneficiou algumas instituições entre as quais o Centro Infantil Boldrini, em Campinas. A verba arrecadada foi aplicada pelo Centro Boldrini no projeto Saúde Materno Infantil, que tem como objetivo o estudo dos fatores ambientais e o câncer da criança. Gestantes são avaliadas quanto à exposição a uma série de produtos, sendo submetidas a questionários epidemiológicos, já padronizados internacionalmente. Após o nascimento, nos primeiros 18 meses de vida, novas exposições são avaliadas nos bebês.
Centro de Tratamento de Câncer do Hospital da Criança de Brasília – o projeto de construção do novo hospital para tratamento de crianças e adolescentes com câncer foi resultado da mobilização da sociedade e contou com recursos de apoiadores como o Instituto Ronald McDonald que, desde 1999, investiu R$5,4 milhões por meio de iniciativas como o McDia Feliz e os cofrinhos, para a construção da ala oncológica e compra de equipamentos. A unidade médica oferece consultas e cirurgias ambulatoriais, diagnóstico básico, quimioterapias e novos serviços como diálise, cirurgias e procedimentos ambulatoriais para doenças crônicas, inclusive o câncer, sob sedação em ambientes próprios para o público infantil e juvenil.
Construção e reforma do Hospital da APP – A Associação Peter Pan (APP) inaugurou um Centro Pediátrico na cidade de Fortaleza, em parceria com o Instituto Ronald McDonald e com o Projeto Casa da Criança, o Centro Pediátrico do Câncer destinado ao atendimento de crianças e adolescentes com câncer da região do Ceará. A obra foi viabilizada através de doações, parcerias com a iniciativa privada e de recursos destinados pelo Instituto Ronald McDonald que totalizaram mais de R$ 2,3 milhões. Com 3.246 metros quadrados de área construída, o Centro Pediátrico do Câncer é composto de 69 leitos, todos projetados e decorados com a colaboração de mais de 70 profissionais de ambiente (arquitetos, designers, paisagistas, decoradores e artistas plásticos). São 24 leitos de Quimioterapia Intensiva, 16 leitos de Quimioterapia Dia, 22 leitos destinados à internação, 07 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), consultórios médicos, espaço do adolescente, brinquedoteca, projeto ABC Saúde, playground, jardins, atendimento psicológico e demais serviços hospitalares.
Transporte para pacientes – graças ao Troco Premiado, uma parceria Instituto Ronald McDonald e Icatu Seguros, a Casa Ronald McDonald Belém adquiriu um microônibus para garantir o transporte de crianças e adolescentes em tratamento do câncer, com mais segurança e conforto. A conquista é mais uma das formas de ação do Instituto em prol da qualidade de vida da criança e do adolescente com câncer.