Instituições participantes do Programa Diagnóstico Precoce se reúnem no Rio de Janeiro

22195975_1544119418971236_2942725032595942637_n

Workshop será realizado durante os doas 06 e 07 de outubro no Instituto Einstein

 

Aproximadamente 40 pessoas, entre profissionais de saúde, especialistas em oncologia pediátrica, representantes de instituições de apoio à causa do câncer infantojuvenil e especialistas estão reunidos no Workshop do Programa Diagnóstico Precoce no Rio de Janeiro. A programação que dura até a tarde do próximo sábado (07), reúne palestras, aulas práticas e apresentações temáticas que subsidiarão a implementação do Programa em todo o país.

Identificar precocemente o câncer infantojuvenil é determinante para que o tratamento tenha mais chances de apresentar resultados positivos. Por esta razão, o Instituto Ronald McDonald criou o Programa Diagnóstico Precoce, que contribui para a diminuição do tempo entre o aparecimento de sinais do câncer e o diagnóstico em um serviço especializado, potencializando as chances de cura com o diagnóstico em seus estágios iniciais. No Brasil, o tempo entre a percepção de sintomas e a confirmação diagnóstica do câncer infantil e juvenil é longo e por isso muitos pacientes chegam ao tratamento em fase avançada da doença.

Médicos, enfermeiros e agentes comunitários da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Sistema Único de Saúde (SUS) são capacitados para que possam suspeitar de potenciais casos de câncer em crianças e adolescentes e então encaminhá-los adequadamente para hospitais públicos de referência. Faz parte dos objetivos estimular também a estruturação da rede de atenção oncológica, através de análise da situação local e da articulação com o gestor do SUS.

Para a realização deste Workshop, o Programa Diagnóstico Precoce conta com o apoio institucional do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Em 2017, 12 instituições tiveram projetos aprovados para a realização de capacitações de profissionais de saúde no âmbito do Programa.


Confira a programação do evento:

Sexta – 06/10/17

9h – Boas vindas e apresentação da programação

9h30 – Registros de Câncer: um recurso fundamental para o diagnóstico precoce (aula prática com demonstração das possibilidades de uso do sistema – trazer laptop)

14h – Projetos aprovados no Edital 2016 para a Carteira de Projetos 2017

14h30 – As recentes modificações na Política Nacional de Atenção Básica

17h – Ações de Comunicação do Programa

17h30 – Encerramento
Sábado – 07/10/17

9h – Resultados alcançados pelos projetos aprovados na Carteira de Projetos 2016

10h – Apresentação das principais dificuldades encontradas pelas Instituições proponentes na execução dos projetos 2016 (15 minutos cada – orientações serão encaminhadas posteriormente)

12h – Programa Diagnóstico Precoce – Perspectivas

13h – Encerramento