Instituto Ronald McDonald reúne grandes nomes na 1ª Conferência Cuidado Centrado na Família

Evento internacional foi promovido pela primeira vez no Brasil e contou com dois dias de palestras, debates e mesas redondas.

O mês de novembro marcou a realização da 1ª Conferência Cuidado Centrado na Família no Brasil, evento gratuito em prol da construção de estratégias nacionais para implementação das políticas de cuidado centrado na família. A ação foi promovida pelo Instituto Ronald McDonald, em parceria com a Novartis e com a Ronald McDonald House Charities (RMHC), nos dias 8 e 9 de novembro, nas dependências do Prodigy Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e reuniu especialistas nacionais e internacionais com palestras, debates e mesas redondas.

“Eu considero que seja fundamental nos dias de hoje uma conferência que fala sobre o cuidado centrado na família, porque, se pararmos para analisar as últimas décadas, todas as grandes políticas sociais desenvolvidas no Brasil, sobretudo as mais exitosas, têm uma centralidade na família e no papel que ela desempenha para a criança e adolescente”.

Dra. Mariana Setubal, assistente social no IFF/Fiocruz, que apresentou palestra sobre os cenários nacional e internacional da filosofia do cuidado centrado na família.

A Conferência contou com a presença de xx convidados, além de grandes nomes do cenário da saúde e terceiro setor, proporcionando uma visão ampliada e aprimorada de como o cuidado deve ser prestado aos pacientes, tendo como base a experiência do Instituto Ronald McDonald no apoio à causa do câncer infantojuvenil ao longo dos seus 23 anos.

“A Conferência foi idealizada como um momento de oportunidade para debatermos lacunas e desenvolvimento do cuidado centrado na família. Afinal, o envolvimento familiar é de extrema importância para o atendimento de alta qualidade para crianças hospitalizadas. Por isso, reunimos grandes parceiros para impulsionarmos ainda mais profissionais de organizações sociais, famílias e profissionais e estudantes da área da saúde.”

Bianca Provedel, Diretora Executiva do Instituto Ronald McDonald, organização sem fins lucrativos que atua para promover saúde e bem-estar para crianças, adolescentes e suas famílias, contribuindo para aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil.