Marketing Social Empresarial: construindo projetos permanentes

Manter um empreendimento operando com sucesso é um misto de criatividade com eficiência. Não basta apenas estar com o plano em dia e seguir tradicionalmente a ordem de produção, uma dose de risco é a cereja do bolo.


Nos dias atuais, inovar está alinhado com a construção de uma imagem social influente, que aponta uma preocupação real e estrutural com o futuro das próximas gerações.

Tal postura transita entre a responsabilidade social da empresa e o marketing social empresarial. Dois conceitos que dialogam, porém se distanciam pelas formas de atuação.

Qual a diferença?

Responsabilidade Social é a maneira como cada organização incorpora princípios sociais na rotina empresarial. Ou seja, diz respeito às condutas cotidianas que passam a integrar uma nova ordem. Ordem esta que direciona todas as atividades sob o viés humanitarista, inclusive, as transações comerciais e os projetos de expansão.

Já o marketing social diz respeito às ações dedicadas a expor, justamente, a construção dessa responsabilidade social. São ideias e compromissos que buscam mobilizar e encantar as pessoas pelo propósito adotado pela empresa.

Uma ação pontual ou um apoio específico é visto como um marketing social empresarial, mas não necessariamente afirma que aquela empresa se comprometeu de maneira estrutural com seus funcionários e sua gestão de negócios.

Nesse sentido, a transparência é um recurso poderoso para a consolidação da responsabilidade social diante de todo o mercado e, principalmente, dos clientes.

Os bons frutos do compromisso social

A história do Instituto Ronald McDonald e do GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer) se cruzaram em uma dessas empreitadas de responsabilidade social. Uma ação que começou com o McDia Feliz e foi se transformando em um verdadeiro símbolo da luta pela cura do câncer infantojuvenil no Brasil. Um voluntariado empresarial de primeira linha.

A aliança e a organização entre quem quer fazer e quem pode fazer foi catalisadora para fundar uma referência em oncologia pediátrica. Essa parceria construiu um centro de tratamento humanizado, com atendimento integral as necessidades das crianças e adolescentes contribuindo para a mudança das estatísticas da doença. Hoje, com todos os avanços impulsionados pelo comprometimento, considerando o diagnóstico precoce do câncer, a chance de cura pode alcançar 80% nesse centro.

Este resultado é um símbolo do êxito de quem soube driblar os desafios diários e carregar com convicção uma causa social. São iniciativas que se edificam ao longo de anos e demonstram que o trabalho é o alicerce contínuo para alcançar as mudanças verdadeiras.

Faça essa escolha para sua empresa. Baixe nosso e-book Marketing Social — um novo porquê para sua empresa e se inspire com a potência desta ferramenta.