McDia Feliz

Coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz é a maior campanha do país em prol de adolescentes e crianças com câncer. Muito mais do que uma campanha de arrecadação, o McDia Feliz é uma iniciativa que mobiliza os mais diferentes setores da sociedade em torno da causa, que é contribuir para o aumento dos índices de cura do câncer infantil e juvenil.

Todos os anos, o último sábado do mês de agosto é dia de transformar Big Mac em sorrisos. Toda a arrecadação obtida com a venda do Big Mac, isoladamente ou na McOferta 01 (exceto impostos), é revertida a projetos de instituições que trabalham em beneficio de adolescentes e crianças com câncer. Soma-se ao sucesso da campanha a comercialização de tíquetes antecipados de Big Mac e de produtos promocionais vendidos pelas instituições parceiras, como camisetas e canecas.

Desde 1988, mais de R$ 230 milhões já foram arrecadados por meio da campanha. A destinação e utilização dos recursos são acompanhadas pelo Instituto Ronald McDonald, além de passar por auditorias que atestam a transparência do processo.

Ao longo dos últimos 29 anos, os recursos obtidos com o McDia Feliz têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, salas de quimioterapia e unidades de transplante de medula óssea. Projetos psicossociais em benefício de adolescentes e crianças com câncer em todo o país também são contemplados pela campanha.

Em 2016  foram vendidos 1.518.381 milhão de sanduíches Big Mac em todo o Brasil, o que contribuiu para uma arrecadação recorde de R$23,134 milhões.

Campanha

Arrecadação McDiaFeliz nesses 15 anos

2000 - R$ 5.600.870,002009 – R$ 11.661.422,00
2001 – R$ 6.718.841,002010 – R$ 13.004.018,00
2002 – R$ 7.445.657,002011 – R$ 17.364.015,00
2003 – R$ 7.032.113,002012 – R$ 18.354.262,00
2004 – R$ 6.279.526,002013 – R$ 20.433.191,00
2005 – R$ 8.618.578,002014 – R$ 22.482.900,00
2006 – R$ 9.400.110,002015 - R$ 22.114.008,48
2007 – R$ 10.179.769,002016 - R$ 23.134.174,03
2008 – R$ 11.524.268,002017 - R$ 25.352.836,25

Objetivos da campanha

– Despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a maior causa de morte por doença entre crianças de 0 a 19 anos.

– Captar recursos e concentrar esforços para a realização de projetos prioritários em nível local, regional e nacional.

– Contribuir para o aumento do índice de cura do câncer infantil e juvenil.

História No Brasil, o primeiro McDia Feliz foi realizado em 1988 e beneficiou a Ação Social de São Paulo. Desde então a campanha tem se expandido e, ao longo de suas 26 edições, já beneficiou dezenas de instituições de todo o Brasil que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a  adolescentes e crianças com câncer e seus familiares.

A causa do câncer infantil e juvenil foi abraçada há muito tempo pelo Sistema McDonald’s. A empresa assumiu essa causa há mais de 30 anos nos Estados Unidos quando fundou a primeira Casa Ronald McDonald na Filadélfia.

O Instituto Ronald McDonald coordena nacionalmente a campanha McDia Feliz e é também responsável por diversos programas e iniciativas que ajudaram a articular e mobilizar diferentes setores da sociedade em prol da causa do câncer em crianças e adolescentes.

Para comemorar 25 anos da campanha, o Instituto Ronald McDonald, em parceria com a produtora Conspiração Filmes, lançou o filme 25 anos de McDia Feliz, que conta a história da campanha a partir de depoimentos de pessoas que ajudaram a construir está ação, ao longo dos anos.

Assista ao filme 25 anos de McDia Feliz.

Como Participar

Como eu posso ajudar?

Voluntariado: Anualmente o McDia Feliz mobiliza uma grande corrente de solidariedade, envolvendo a atuação de funcionários, franqueados e fornecedores da rede McDonald’s, bem como a participação de milhares de voluntários e centenas personalidades e artistas, sempre contando com a participação ativa de toda a sociedade. Para se tornar voluntário e ajudar na campanha, entre em contato com uma das instituições participantes do McDia Feliz em sua cidade e faça seu cadastramento.

Participação no McDia Feliz: Compareça a um dos restaurantes McDonald’s em todo o Brasil e peça um Big Mac, sanduíche ou McOferta. Com isto você contribui para projetos em benefício de adolescentes e crianças com câncer de todo o Brasil. Você também pode comprar tíquetes antecipados do Big Mac em uma das instituições parceiras da campanha.

Como minha empresa pode ajudar?

Aquisição de tíquetes antecipados do Big Mac: O tíquete antecipado possui o valor correspondente a um Big Mac e pode ser trocado em qualquer restaurante da Rede McDonald’s no país, na data do evento. Ele é adquirido diretamente com as instituições participantes e pode ser distribuído para seus funcionários, pode ser entregue a uma instituição de atendimento à crianças ou vendidos, em sua empresa, pela instituição participante de sua cidade, através da instalação de postos de venda. Os tíquetes são importantes instrumentos de arrecadação da campanha e são viabilizados através da parceria com a empresa Ticket Serviços. Encontre a instituição mais próxima da sua empresa e compre seus tíquetes antecipados.

Venda de produtos promocionais: O apoiador desta iniciativa pode viabilizar a produção de materiais como camisetas, bonés e chaveiros, com a marca do McDia Feliz e também a marca da empresa. Outra ação possível é a empresa instalar postos de venda dos produtos.

Apadrinhamento de Restaurante: A empresa pode se tornar “Padrinho de Restaurante”, através de doações para as instituições que sejam proporcionais às vendas de Big Mac. Isto também garante a visibilidade da empresa no restaurante apadrinhado no dia da campanha.

Divulgação da campanha: A empresa também pode contribuir com o McDia Feliz divulgando a campanha através de veículos de comunicação interna e externa, promovendo o envolvimento da comunidade. Esta também é uma oportunidade para as empresas praticarem ações socialmente responsáveis.

Ações que contribuem

Mobilização: As instituições cujos projetos foram beneficiados pelos recursos arrecadados pela campanha são peças chaves em todo o processo de realização das edições anuais do McDia Feliz.

Num primeiro momento, as instituições beneficiadas se articulam, sob a coordenação do Instituto Ronald McDonald, em Comitês Regionais, onde são abordadas as estratégias de realização da campanha e como cada instituição poderá contribuir com as ações de captação. Participam ainda dos Comitês Regionais, funcionários da Arcos Dourados/McDonald´s e franqueados. Os resultados das ações dos Comitês Regionais são figurados num plano de trabalho para o atingimento de melhores resultados no McDia Feliz.

Numa segunda etapa, as instituições participam da Gincana McDia Feliz. A iniciativa propõe a realização de uma série de atividades alinhadas com as diretrizes e procedimentos do McDia Feliz e incentiva a divulgação e estratégias de crescimento de arrecadação e mobilização local.

Internet: Os Embaixadores 2.0 do McDia Feliz contribuem para a divulgação da campanha em blogs e redes sociais. Um time de Webcelebridades apoia a divulgação do McDia Feliz na internet e contribui para que a campanha chegue aos tópicos mais comentados.

Aplicativo McDia Feliz: O Instituto Ronald McDonald lançou um aplicativo de celular, disponível para smartphones com sistema Android e iOS, que reúne informações sobre a campanha, exibe um mapa das instituições participantes do McDia Feliz, assim como a localização dos restaurantes McDonald’s. Também são apresentados os projetos apoiados pela arrecadação do McDia Feliz em todo o país e uma opção de doação online em prol de adolescentes e crianças com câncer. O menu do aplicativo traz ainda um ícone para fotos interativas para postagem em redes sociais ou na seção de fotos do aplicativo.

Site McDia Feliz: O McDia Feliz conta com um site que contém todas as informações da edição da campanha. A página na internet reunirá as instituições participantes e os projetos que serão apoiados com a arrecadação deste ano, área de notícias, calendário de eventos, histórias de voluntários da campanha, mural de fotos, além de uma seção exclusiva para as instituições participantes para o download de materiais de divulgação da campanha.

Participantes

Em 2017, 74 projetos de 56 instituições serão beneficiados pela arrecadação do McDia Feliz através dos editais de seleção do Instituto Ronald McDonald.:


Instituições cadastradas no Instituto Ronald McDonald