Myrella e seus conselhos de gente grande

Myrella desde cedo precisou entender que, às vezes, crianças precisam ser gente grande — especialmente quando se veem de frente para uma doença que até então parecia de adulto. Conheça a história da menina abaixo e, caso queira, informe-se sobre o Instituto Ronald McDonald.


Como adoro ver meus filhos aprendendo coisas novas, principalmente lições que eu procuro passar!

Conforme eles crescem e vão demonstrando mais segurança em suas escolhas, a gente se sente tão satisfeita, tão completa…

Mas maternidade não é via de mão única. Eles também nos ensinam, e muito, inclusive nas circunstâncias que a gente menos espera.

Conhecer a história da Myrella e sua mãe, Aline, renovou minhas crenças quanto à força e ao otimismo que nossos filhos são capazes de nos passar, às vezes sem nem saber e quando mais precisamos.

Foi pesquisando sobre o programa Espaço da Família Ronald McDonald que soube da Myrella, uma menina cheia de energia, tagarela que só, que venceu o câncer e é, até hoje, um exemplo de fé para a família inteira. Ela é a primeira filha, primeira neta… imagine o mimo.

Apenas para contextualizar, o Instituto Ronald McDonald atua na luta contra o câncer infantil de diversas formas. Uma delas é através do Programa Espaço da Família, que oferece, dentro das unidades médicas especializadas, conforto e acolhimento para as crianças e adolescentes e seus acompanhantes que enfrentam a doença. Deixando o tempo de espera menos desgastante, o programa contribui para reduzir o abandono ao tratamento.

Quando a Myrella tinha só 3 aninhos, os médicos descobriram o câncer. Ela morava em Sorocaba com a família, estado de São Paulo, e, logo depois de receber o diagnóstico, foi encaminhada para o Hospital GPACI, referência na região.

Como conta a Aline, sua mãe, a notícia foi um baque, claro. Mas duas coisas fizeram toda diferença para que ela, seu marido, os avós – que deram apoio – e a própria Myrella continuassem unidos para alcançar a cura:

Primeiro: desde o momento em que chegaram ao hospital, foram apresentados ao ambiente que se tornou a segunda casa de toda a família.

Tenho anotadas as palavras da própria Aline sobre esse acolhimento:

Só temos a agradecer aos que idealizaram o Espaço da Família. Durante o tratamento, a gente passa muito tempo no hospital, dias e dias seguidos.

Preocupação não falta… a vida vira de cabeça pra baixo… mas eles disponibilizam tudo o que é preciso para ajudar. Cesta básica, produtos de higiene e até roupa, se somos pegos de surpresa e temos que dormir…

A estrutura que oferecem distrai, sabe? As crianças brincam, tem escolinha, cineminha, aula de pintura… É um lugar que nos mantêm motivados. É onde encontramos amparo e fazemos amigos”.   

Segundo: a postura que a pequena Myrella assumiu nas horas mais críticas dessa jornada – atitudes de gente grande!

Durante os três anos de quimio, confesso que tive momentos de fraqueza; o sofrimento não era pouco… Mas toda vez que eu ficava desacreditada e começava a me questionar – Porque isso tudo está acontecendo? – olhava pra ela e via seu sorriso.

Desde pequena, Myrella é uma menina de muita fé, que vive nos surpreendendo. Até quando ela estava prestes a ser operada, numa cirurgia de alto risco, me deu força com suas palavras sempre positivas e confiantes: ‘Fique tranquila, tudo é passageiro, eu já volto’”.

Com essa fonte de fé sempre por perto, tendo o suporte dos profissionais e voluntários do Espaço da Família e dos médicos – além de muito amor envolvido – juntos conquistaram a cura.

Aline aprendeu com a filha a ter fé.

E se você vive essa experiência, ou conhece alguém que está nessa luta, repasse este conselho da Myrella:

Acreditem como minha mãe acreditou. 

Myrella foi uma das personagens da Campanha Institucional Aproximando Famílias do Instituto Ronald McDonald.  Assista o vídeo:

Junte-se a nós e ajude a crianças  como a Myrella a vencer o câncer.  Doe agora