Natal: confraternizando esperança nas Casas Ronald McDonald

Aprendi a amar o Natal desde muito pequena. Minha mãe costumava decorar a casa inteira e sempre nos falava sobre a importância de agradecer por tudo que conquistamos. O Ano Novo dedicávamos à renovação do amor.


Hoje em dia, tenho feito um esforço imenso para mostrar aos meus filhos o verdadeiro sentido do Natal.

É uma missão materna (e paterna) ensinar a amar o próximo e celebrar as felicidades mais simples. E nessa responsabilidade o Instituto Ronald McDonald tem sido um verdadeiro aliado.

Aprendemos muito convivendo com os jovens guerreiros que tão cedo enfrentam um desafio de gente grande.

Dessa vez acompanhamos a produção do Natal na Casa Ronald McDonald. Me senti naqueles dezembros que vivi com minha mãe. Em cada cantinho o carinho e o capricho.

Muitas crianças vão para suas casas e encontram os familiares para passar o Natal, mas algumas precisam de maiores cuidados e, por isso, não podem voltar.

Os colaboradores das Casas Ronald McDonald fazem de tudo para a tristeza não ter vez. A Áurea Braga, mãe do Lucca, me contou emocionada:

Nas festas de fim de ano o nosso desejo maior é estar junto das pessoas que amamos e aqui nos sentimos ‘em casa’. O aconchego, o acolhimento e o abraço de quem faz isso acontecer, transforma essa experiência em uma relação de amor e cumplicidade amenizando nossa dor”

Mas, também, não tinha como ser diferente. Tudo é pensado nos mínimos detalhes. As refeições, os enfeites pela casa, a árvore… Tem até Papai Noel, acredita?

Essa coisa de “comida de hospital” não existe. Um banquete bem natalino é servido pensado especialmente em não deixar ninguém com água na boca.

Como diz a Bruna Martins, nutricionista:

uma ceia de Natal com amor e dedicação”.

Uma brecha de afago para aliviar o coração de quem precisa verdadeiramente de um novo ciclo. Um momento de zelo e serenidade para pais e mães que precisam acordar todos os dias e renascer junto aos seus filhos. Recomeçar renovado de coragem e força. E, juntos, acreditar em uma virada muito além do calendário.

No Natal da Casa Ronald McDonald o presente é a vida!