5 livros infantis para passar o tempo em família

“Ler faz muito bem!” Já estamos mais que acostumados a ouvir essa frase, não é mesmo? Mas você sabia que o ato de ler também reduz o stress, ajuda a dormir, desenvolve a criatividade e favorece a memorização? Qualidades ótimas para o aprendizado e o progresso escolar. E ótimas para o seu pequeno.


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o gosto pela leitura não é um dom que só alguns têm. Ler é um hábito que adquirimos e vamos melhorando. Assim como fazer exercícios físicos, se alimentar de forma saudável ou dormir de modo regular.

Pense como seria mais fácil se aprendêssemos, desde pequenos, a incluir essa rotina em nossas vidas. A leitura na infância pode estimular a imaginação e ajudar na concentração, habilidades valiosas em situações onde a criança precisa se comportar como “gente grande”.

Pensando nisto, trouxemos 5 livros infantis que podem ser uma excelente forma de começar!

  • Isto não é um livro – Keri Smith;

Crianças têm energia de sobra, mas não é todo dia que dá para extravasar. Este livro foi publicado especialmente para momentos assim. Suas páginas quase em branco, pedindo uma continuidade, solta a imaginação de qualquer um. Cada página é uma nova invenção e a chance de viajar sem sair do lugar.

  • Oceano perdido – Johanna Basford;

Os livros de colorir fizeram um verdadeiro sucesso entre os adultos. E o êxito da arte-terapia despertou na autora o interesse por expandir o método para as crianças. O recurso não é nenhuma novidade aos pequenos, afinal, não é de hoje que eles se divertem com as cores. A dedicação à pintura diminui a ansiedade, estabiliza o humor e aumenta a capacidade de atenção, ou seja, é uma ótima forma de passar o tempo em ambientes fechados.

  • Rabiscos, um livro para pintar e desenhar – Taro Gomi

Este livro segue o mesmo intuito terapêutico de Oceano Perdido, mas dando uma liberdade criativa ainda maior para as crianças. Além da pintura, ele também desenvolve a habilidade de desenhar usando assuntos diversos que instigam a imaginação, como viagem submarina e atividades nas montanhas.

  • Onde está o elefante? Monica Stahel e Onde está o Wally? – Martin Handford

Jogos são ótimas ferramentas para impulsionar a mente de crianças e adolescentes. Labirintos e caça palavras exercitam, de forma lúdica, a atenção, a lógica e o raciocínio da criança. Os dois livros cumprem exatamente esse propósito e têm dinâmicas bem parecidas com jogos. Onde está o elefante? é indicado para crianças e guarda uma lição de aprendizado no final. Já Onde está o Wally? é desafiador e instiga o adolescente a sair da sua comodidade.  

  • A menina da cabeça quadrada – Emília Nuñez;

A história da Cecília é um aprendizado para pais e filhos. Atualmente, a tecnologia está tão inserida em nossa rotina que não percebemos sua influência para a formação das crianças. O livro incentiva o equilíbrio das brincadeiras antigas (e analógicas) com as onlines.  Ele serve como orientação aos pais sobre a melhor maneira de dividir a atenção das crianças e mediar o uso das ferramentas tecnológicas.

compilação com os livros indicados pelo texto

Nas Casas Ronald McDonald e nos Espaços da Família Ronald McDonald, projetos apoiados pelo Instituto Ronald McDonald, existem cantinhos dedicados ao incentivo da leitura. Lá encontramos livros infantis e outras publicações para toda a família. Crianças e adolescentes em tratamento de câncer nem sempre estão dispostas para brincadeiras externas, e os livros são perfeitos para ajudar a passar o tempo.

Viu só? Para se divertir não é preciso muito esforço, nem grandes estruturas. Livros e jogos são poderosas oportunidades para aproximar famílias e aproveitar momentos juntos de lazer. Olha só essas outras dicas de bem-estar.