Casa Ronald McDonald ABC aprova balanço em assembleia

Os membros da Associação Projeto Crescer do ABC, administradora da Casa Ronald McDonald ABC, reunidos em Assembleia Geral Ordinária aprovaram o balanço patrimonial relativo ao exercício de 2010, bem como as ações e projetos para 2011.

Segundo Wilson Ambrosio da Silva, presidente da diretoria executiva, para manter a transparência de todos os trabalhos e contas da instituição, o balanço ficará hospedado no site www.casaronald-abc.org.br

De acordo com o relatório de atividades apresentado, em 2010 foram entregues o projeto de Microscopia para Ensino em Hematologia e Oncologia Pediátrica e Serviço de Oftalmologia Oncopediátrica, além da capacitação de 274 profissionais do Programa de Saúde da Família e 25 médicos pediatras, visando o aprimoramento da rede de atenção oncológica.

A Casa Ronald McDonald ABC serviu no ano passado 16.428 refeições, sendo 10.794 para pacientes e acompanhantes e 5.634 para a equipe de funcionários, voluntários e terceirizados, além de registrar 1.658 hospedagens e cerca de 110 atendimentos mensais de crianças e adolescentes.

Neste ano continuarão os projetos de Sustentabilidade da Casa, que envolve o custeio de sua manutenção e o Apoio na Casa, o qual atendeu no ano passado 45 famílias com distribuição de 471 cestas básicas mais kits de higiene e limpeza. Em 2011, a meta é atender 70 famílias.

O Apoio na Casa foi criado em 2007 com o objetivo de assistir as crianças e adolescentes, em tratamento do câncer no Instituto de Oncologia do ABC, e seus familiares, diretamente em suas residências. Também são realizadas orientações e apoio psicológico por meio de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e profissionais de outras áreas, todos voluntários.

A Casa Ronald McDonald ABC faz parte de um programa internacional coordenado no Brasil pelo Instituto Ronald McDonald e está localizada na Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André.

Sobre o Programa Casa Ronald McDonald no Brasil
O Programa Casa Ronald McDonald é uma iniciativa global criada pela Ronald McDonald House Charities, sistema internacional presente em mais de 50 países. O objetivo do programa é oferecer mais qualidade de vida e bem-estar às crianças e adolescentes. No Brasil o programa é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald e conta atualmente com quatro unidades nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André e Campinas (SP). As Casas oferecem hospedagem, alimentação, transporte e suporte psicossocial para os pequenos pacientes com câncer e seus familiares que, devido ao tratamento, encontram-se longe das suas cidades. A unidade do Rio de Janeiro foi a primeira Casa Ronald McDonald da América Latina, inaugurada em 1994. Já as demais instalações brasileiras foram implantadas em 2007, nas cidades de São Paulo e Santo André (SP), e em 2010, em Campinas (SP).

Sobre o Instituto Ronald McDonald e programas

O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas – Diagnóstico Precoce, Atenção Integral e Casas Ronald McDonald – que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. As principais fontes de arrecadação do Instituto Ronald McDonald são o McDia Feliz – maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil – e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação de trocos dos clientes dos restaurantes McDonald’s. Com mais de dez anos de atuação, o Instituto Ronald McDonald articula diferentes agentes da causa e destina de recursos a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.

Informações à imprensa:
MP & Rossi Comunicações
Marli Popolin / Luciana Ponteli
(11) 4436-8408 / 9602-4430
mprossi@uol.com.br / www.mprossi.com.br