Filmes e desenhos: o que eles podem ensinar para as crianças?

Toda nossa vida é um longo aprendizado em que alguns aprendem por meio da experiência, outros por conselhos, outros erros e acertos e assim vai. Na infância, muita coisa ainda é um grande mistério que vamos desvendando ao longo dos anos, mas para as crianças a didática dos filmes e desenhos pode ser uma ferramenta importante para isso. Aqui vão 5 dicas de filmes e desenhos que ensinam sobre determinação, coragem e superação. 

Para sonhar não é preciso muito, às vezes nem sair do lugar, basta fechar os olhos e imaginar. Por vezes dá para sonhar de olhos bem abertos, de frente para uma tela que te leve para bem longe, onde tudo é possível. Essa mágica é a especialidade do cinema, da televisão, dos vídeos do Youtube, da fotografia…viajar sem precisar de nada além do coração. 

Para muitas pessoas essa é uma das poucas possibilidades de aproveitar os dias quando alguns imprevistos ocorrem. É o caso de famílias que encaram o câncer infantojuvenil. Durante um tempo das suas vidas é preciso reorganizar as rotinas e traçar prioridades, nessas horas, a televisão (o computador) ajuda e muito. Leia mais sobre o bem estar de crianças e adolescentes com câncer no nosso post.

Os dias de repouso em casa ou no hospital são quase um martírio para as crianças que estão ligadas no 220v. Sobra para os pais a missão de encontrar uma forma de ocupar a cabeça dos pequenos.

A dica? Filmes e desenhos! 

Além de distrair e divertir, os filmes também são ótimos para passar mensagens. 

Quem nunca se emocionou vendo um filme? Ou que se alegrou quando o mocinho venceu no final? Ou que ficou com raiva quando as coisas deram tudo errado na história? 

As imagens têm esse poder em nós, de emocionar e mexer com nossos sentimentos. Então, que tal usar isso para levar esperança, amor e coragem? 

É uma maneira sútil de ajudar e apoiar emocionalmente alguém que passa por um grande desafio. Os filmes são capazes de dialogar sem forçar uma situação ou causar incômodo. Uma história contada no cinema não é real, mas pode gerar muitos momentos de identificação que acabam ensinando muito e mostrando o outro lado da moeda. Já pensou nisso? 

O Blog do Instituto Ronald McDonald adora filmes e desenhos, porque a gente sabe que a infância é a melhor época da vida para curtir um tempinho livre. 

Pensando nisso, trouxemos uma lista de filmes e desenhos para assistir com os pequenos e inspirar aqueles que, tão cedo, já precisam ser lembrados de que é preciso valentia. 

Aqui estão 5 dicas de filmes e desenhos sobre sonhos, determinação e superação: 

  • Procurando Nemo

Já se tornou um clássico, Procurando Nemo conta a história de um peixinho que viveu altas aventuras em busca dos seus sonhos e no meio do caminho descobriu a alegria de ter amigos, respeitá-los e, sobretudo, superação e crença em si mesmo. 

  • Extraordinário

Se a sua família ainda não viu esse filme, já pega a pipoca porque esse é de lei. A linda história de Auggie Pullman, um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome que deforma seu rosto chega ao grande e temido “primeiro dia na escola”. Este filme é uma verdadeira lição de humanidade e inclusão.

  • Divertidamente

O filme fala sobre os sentimentos de Rilley, uma menina de 11 anos que se muda de sua cidade e passa a conviver com muitas novidades que mexem muito com as emoções dela. A narrativa fala sobre as 5 emoções que a acompanham nessa nova fase: Tristeza, Alegria, Raiva, Medo e Nojo. É um lindo aprendizado sobre como lidar com tudo que passa na nossa cabeça. 

  • Show da Luna

Mais uma vez ela volta como recomendação aqui no Blog. A pequena Luna é uma aspirante a cientista, durante suas descobertas ela aprende sobre o poder do conhecimento, da experiência e da determinação. 

  • Doki

Uma produção da Discovery Kids que traz seu mascote como personagem principal, esse desenho mostra como viver, se aventurar e viver histórias incríveis requer muito discernimento para lidar com todas as adversidades que a vida traz, mas que tudo fica fácil quando se tem amigos. 

Ufa! Tem maratona para um mês aqui hein? Aproveite e conheça outras listas de filmes e animações aqui no Blog, você e sua família vão adorar!