A rotina motivadora da Casa Ronald McDonald

Todos os dias milhares de pessoas recebem o diagnóstico do câncer. Entre elas, jovens e crianças que fazem parte de alarmantes estatísticas. Conheça mais sobre a realidade da Casa Ronald McDonald abaixo.


Esta realidade reafirma a importância do nosso trabalho. A cura efetiva do câncer ainda é um dos maiores objetivos da nossa sociedade e o trabalho do Instituto Ronald McDonald é um braço de luta para aproximar as famílias da cura.

E a Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro, apoiada pelo Instituto Ronald McDonald, segue perseverante neste propósito.

A hospedagem atende às famílias que precisam se deslocar para receber o tratamento. Quando encaminhadas pelos hospitais, elas chegam na Casa Ronald McDonald na ânsia de apenas uma estadia, mas encontram um lugar onde o amor é rotina.

Para além de um espaço de descanso

A Casa Ronald McDonald é acolhedora e esperançosa. Com ajuda dos entusiasmados voluntários, busca-se ser uma casa feliz para pais e filhos que deixam tudo para trás na busca das melhores chances de cura.

Assim que chegam, elas são acomodadas em seus quartos e recebem as regras da casa. Há horários, limites e padrões para que todos sintam-se tranquilos no dia a dia em um ambiente coletivo.

E aí, a melhor parte: apresentar todas as pessoas e atividades que fazem da Casa Ronald um cantinho especial.

Quem chega recebe, gratuitamente, hospedagem, alimentação e auxílio nos transportes. Além disso, os hóspedes também contam com apoio psicossocial, oficinas profissionalizantes, acompanhamento escolar… e, claro, lazer, afinal de contas, toda criança precisa brincar!

A Lúcia dá aula de artesanato na Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro, toda semana ela passa um tempo, principalmente, com as mães:

É muito importante trabalhar a autoestima. Elas costumam chegar aqui desacreditadas de si mesmas e aos poucos vamos mostrando o quanto são capazes. É lindo ver a imensa diferença entre o antes e o depois.

Na Casa Ronald McDonald não é tratado somente o corpo, este é o trabalho de dedicação dos médicos de cada hospital oncológico. Aqui, cuida-se da alma.

As prescrições são de abraços, conselhos, carinhos e compreensão com o percurso de luta de todas as visitas.

Juntos forma-se a família do coração. Aquela que chega para apoiar, suportar, acalmar e amparar.

Acreditam que todas as crianças precisam de rotinas saudáveis e cheias de atenção, principalmente, em momentos difíceis como esses. Os programas continuados – Bolsa de Alimentos, Aconchego e Reconstruir – são uma parte fundamental da dedicação. Possibilitamos que, mesmo longe, nossos pequenos possam ter as melhores condições para encarar os desafios do tratamento.

Essa é a rotina da Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro, mas existem outras Casas Ronald McDonald em outros estados e em diversos países do mundo que também que estão de braços abertos para acolher a quem precisa. Aqui no Brasil, estão presentes em São Paulo, Campinas, ABC, Jahu, Belém.