Novo ambulatório beneficia crianças em tratamento oncológico na SCBH

 

No mês em que a Santa Casa BH comemora 118 anos, os pacientes mirins em tratamento oncológico na instituição ganharão de presente um novo ambulatório de Oncologia Pediátrica – ambiente lúdico, confortável e funcional que oferecerá atendimento diferenciado a cerca de 300 crianças, em dias alternados. A inauguração – que será promovida no dia 18 de maio, às 10 horas – só foi possível graças à união do Instituto Ronald McDonald, da Casa de Acolhida Padre Eustáquio para Crian­ças com Câncer (CAPE) e da Fundação Sara Albuquerque Costa. O valor arrecadado para custear a reforma de 390 m² de área foi obtido por meio do projeto ‘Reconstruindo o Cuidar’ – realizado com a verba arrecadada na campanha ‘McDia Feliz’.

Com a nova unidade – que funcionará no segundo andar do Hospital São Lucas (entrada da Rua dos Otoni, 660 – Santa Efigênia) – será possível duplicar a quantidade de atendimentos às crianças de todo o Estado que fazem tratamento pelo SUS e saúde suplementar. O novo espaço permitirá também uma melhor adequação da área de recepção, triagem, sala de infusão, consultórios médicos e atendimento multiprofissional.

O Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Santa Casa BH terá 3 consultórios, 1 sala de procedimento, sala de propedêutica de quimioterapia com 20 leitos, Espaço Teen, Espaço Kids, sala administrativa, recepção e consultório de atendimento da equipe multiprofissional. No setor, as crianças receberão toda a assistência necessária no trata­mento oncológico, incluindo, consultas, tratamento ambulatorial qui­mioterápico, pequenos procedimentos e controle de sintomas, além de apoio emocional, social, recreação e assistência de enfermagem.