Santa Casa de Marília inaugura novo Ambulatório de Quimioterapia Infantil

ambulatorio

O ambulatório prevê o apoio à qualificação e humanização da assistência de média e de alta complexidade no hospital

 

Fruto de uma parceria com o Instituto Ronald McDonald, através de arrecadação do McDia Feliz, a reforma do Ambulatório de Quimioterapia Infantil da Santa Casa de Misericórdia de Marília será inaugurada nesta terça-feira, dia 25 de abril, em cerimônia com início previsto às 10h, na própria unidade hospitalar.

O provedor da Santa Casa, Milton Tédde, disse que esta parceria com o Instituto Ronald McDonald é de suma importância para o hospital. “São inúmeras ações que ajudam a estruturar o nosso serviço de oncologia infantojuvenil”.

Já o superintendente do hospital Sérgio Stopato Arruda lembrou o empenho dos colaboradores na captação de recursos para o McDia Feliz. “O envolvimento da nossa equipe é determinante para o sucesso da campanha e consequentes investimentos promovidos em diversos setores da Santa Casa”.

O Ambulatório de Quimioterapia Infantil da Santa Casa de Marília foi totalmente reformado e modernizado, com custo total de obras em cerca de R$ 110 mil. Melhorias foram promovidas na parte estrutural da unidade, área de apoio e de convivência. Instalações elétricas e hidráulicas foram revisadas e adequadas, pisos e esquadrias implantados e paredes pintadas. O setor agora conta com uma sala de espera e o consultório médico da unidade também passou por mudanças em seu layout. O banheiro passou por obras de acessibilidade. Os ambientes de Quimioterapia foram divididos em infantil – para quatro pacientes e com mesa de jogos, e infantojuvenil – para dois pacientes com jogos eletrônicos.

Aproximar as famílias da cura do câncer infantojuvenil é uma das diretrizes de ação do Instituto Ronald McDonald, que apoio projetos em prol de adolescentes e crianças com câncer em todo o país. “Poder colaborar para o aumento da qualidade de vida de crianças e adolescentes que enfrentam o câncer e auxiliar na melhoria das condições hospitalares para uma maior adesão e humanização do tratamento é muito importante e gratificante para nós. A Santa Casa de Marília é uma instituição séria e nossa parceira de longa data”, afirma Francisco Neves, superintendente do Instituto.

A inauguração do Ambulatório de Quimioterapia Infantil da Santa Casa faz parte das atividades comemorativas dos 88 anos de fundação do hospital filantrópico, que tem a sua Direção e seus colaboradores trabalhando com muita dedicação na busca contínua pela qualidade do atendimento, sendo mais de 70% destes procedimentos realizados via SUS (Sistema Único de Saúde).

McDia Feliz

O McDia Feliz é uma campanha coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald. Atualmente, é a maior mobilização no Brasil em prol da cura do câncer infantojuvenil. Há 17 anos o hospital participa do McDia Feliz. A campanha é um sucesso graças à participação fundamental de instituições, funcionários, franqueados e fornecedores, além da mobilização de milhares de voluntários que incentivam a sociedade a abraçar a causa em prol de adolescentes e crianças com câncer.

O McDia Feliz tem o intuito de despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a maior causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de zero a 19 anos. Este ano, o McDia Feliz vai acontecer no dia 27 de agosto. Todos os recursos arrecadados com a venda do Big Mac serão revertidos para as instituições participantes em todo o Brasil.

Em 2016, em Marília, foram arrecadados R$ 217.166,00 mil com a venda dos sanduíches, comercialização de camisetas e doações espontâneas, sendo que estes recursos foram utilizados na implantação do serviço de atendimento psicológico à criança e adolescente com câncer infantil na Santa Casa de Marília.