O Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos, 100% mantida por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas. O Instituto possui uma área de Mobilização de Recursos que, por meio de campanhas e eventos, arrecada os recursos necessários para viabilizar o custeio da organização (custos fixos como aluguel e folha de pagamento) e a realização de projetos em benefício de crianças e adolescentes com câncer em todo o Brasil.
Todo este trabalho só é possível porque o Instituto conta com uma rede de empresas e pessoas parceiras da causa, que participam de eventos e campanhas em prol dos pequenos pacientes oncológicos e suas famílias.
Além de seu papel fundamental na fundação do Instituto Ronald McDonald em 1999, o McDonald’s e seu Sistema, formado pela corporação, franqueados, colaboradores e fornecedores, é um dos principais apoiadores do trabalho do Instituto, por meio de campanhas como o McDia Feliz e Cofrinhos. Porém, os resultados destas campanhas não representam a totalidade de recursos necessários para a sustentabilidade da organização e para atender a demanda no cenário da oncologia pediátrica no Brasil, que é crescente a cada ano.
O Sistema McDonald’s é essencial para a manutenção do trabalho do Instituto Ronald McDonald, não só pela captação de recursos, mas pela cessão do uso de marcas vinculadas ao nome Ronald McDonald, articulação de parcerias a níveis estratégicos, intercâmbio de boas práticas e participação na rede global Ronald McDonald House Charities.
Outro mito relacionado ao trabalho do Instituto Ronald McDonald e das ONGs no Brasil em geral, é o recebimento de financiamento por parte do governo: a organização nunca recebeu recursos públicos para a manutenção de suas atividades. O Instituto atua lado a lado com gestores públicos para articular o funcionamento da rede pública de saúde de forma que funcione em altos níveis de qualidade.
O Instituto aporta recursos financeiros em hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), viabilizando a construção e reforma de unidades hospitalares, humanização de ambientes, compra de equipamentos e capacitação de estudantes e profissionais de saúde com o único objetivo: aumentar as chances de cura do câncer que acomete crianças e adolescentes de 01 a 19 anos no país. Todos os projetos são auditados para garantir a correta aplicação dos recursos. Veja no link transparência.
Benemérito
Top Taylor |Creata |ColdMix (KS Importações) |Sweda Informática |Sincoplastic |Plastifama |FJ Projetos e Construções |Super PL INT Brasil |STS BR