Superação: o segredo que muda vidas

Todos nós carregamos uma tristeza dentro de si. Uma dor, uma saudade, uma perda ou uma frustração que escreve nossa história. O segredo está na transformação desse sentimento em algo que nos faça continuar: a superação. E é sobre ela que falaremos hoje.


Dentro de cada um existe uma pequena fábrica de guerreiros, conhecida como coração.

Nas crianças e adolescentes que recebem o diagnóstico do câncer essa capacidade de superação sempre surpreende e nos ensina.

Muitos desses pequenos resistem com maturidade à notícia. Seguem sorrindo na maior parte do tempo, e combatendo os vilões um a um. Como um jogo de vídeo game, em que se vence uma fase por vez.

A Anne Figueiredo, mãe do Thiago, de 16 anos, aprendeu com ele a enxergar os diversos ensinamentos que a luta contra o câncer pode trazer. Ela viu no tratamento uma forma de se aproximar ainda mais do filho de demonstrar ainda mais o verdadeiro sentido da maternidade que é o amor incondicional.

Eles despertam uma vontade incrível de viver. Diferente dos adultos, não sofrem por antecedência. Estar ao lado deles é uma lição de vida a cada dia.”

As famílias se reinventam e as relações se fortalecem.

Paciente, como a definição do português pontua, é aquele que espera e têm paciência. Paciência com as fragilidades do nosso corpo. Com nossa condição humana de não sermos super-heróis. Com o nosso próprio tempo.

Somos exigentes demais com nós mesmos. Ás vezes é preciso chorar e desabar. E não há vergonha nenhuma em sentir medo. Faz parte.

Na vida, a tolerância vai andando de mãos dadas com a coragem.

Nessa trajetória, aprendemos a não comparar nossa caminhada com a de outras pessoas e pararmos de nos culpar por estarmos aqui. Trabalhamos a aceitação e o exercício de entender a lição de cada dia, festejando cada vitória e cada conquista.   

Não serão todos os dias que o sorriso e a disposição irão inundar nossa alma. Infelizmente, às vezes vamos tropeçar.

Mas se lembra daquela fábrica de guerreiros? Pois é, o coração também tem uma gerente. Uma gerente linha dura que tem o poder de comandar tudo. 

Nossa mente.

É a ela quem decide como vamos contar nossa trajetória. E como uma boa gestora que é, está sempre no controle, conhecendo cada pedacinho de nós. Focada em manter nossa resiliência sempre operante. 

Apesar das adversidades, seguimos vivendo na certeza que dias melhores virão. Mas, quando eles insistirem em se atrasarem, por aqui, nós vamos encarando tudo com muita valentia.