Conheça o Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil

Quanto mais cedo a identificação do câncer acontece e mais rápido o tratamento começa, maiores são as chances de cura do paciente. Por esta razão, o Instituto lançou , em 2008, o Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, que atua na capacitação e sensibilização de profissionais e estudantes da área de saúde e profissionais da educação básica para identificarem os sinais e sintomas da doença ainda no início e, assim, promover um encaminhamento mais rápido aos cuidados necessários e centros especializados.

Durante o ano de 2020, a metodologia, totalmente presencial, foi adaptada para o formato online, em busca de oferecer a todas as pessoas o conhecimento necessário sobre os sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes sem precisar sair de casa durante a pandemia da Covid-19 e, em 2022, o Instituto Ronald expandiu o Programa para também sensibilizar profissionais da educação básica para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Atualmente, o programa é desenvolvido em três formatos: online, presencial e híbrido.

O Programa, que já capacitou cerca de 35 mil profissionais e estudantes da área de saúde, também foi ampliado para os profissionais de educação, com material didático totalmente inovador.

Além do curso, todos os profissionais têm acesso gratuito ao e-book “O Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil e a atenção básica”, uma produção do Instituto Ronald com apoio da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein (AMIGOH) e colaboração de oncologistas pediátricos de diversas regiões do país.

 

Versão revisada do e-book
Versão revisada do e-book

Entenda o impacto do programa

Aumento de 23% nos encaminhamentos de crianças e adolescentes com suspeição da doença para um serviço especializado nos municípios capacitados pelo programa;

Diminuição do tempo entre a suspeita e o diagnóstico em 61%, de 13 para 5 semanas nos territórios capacitados;

Cerca de 35 mil profissionais capacitados em 56 universidades, 327 escolas e 305 municípios.

Como funciona as propostas de projetos dentro do Diagnóstico Precoce

Anualmente o Instituto divulga a submissão de projetos para o recebimento de propostas do Programa Diagnóstico Precoce, dirigido às instituições cadastradas que atuam na causa do câncer infantojuvenil.


O processo de avaliação passa por duas etapas, sendo a primeira a pré-qualificação, onde é avaliada toda a documentação exigida no projeto. A segunda é a avaliação de mérito, onde as propostas recebem pontuação a partir de critérios já pré-estabelecidos. Por fim, todas as informações contidas nas propostas são analisadas criteriosamente pela Equipe de Projetos do Instituto e por membros do Comitê Médico.