Frente Parlamentar da Prevenção e Combate ao Câncer Infantil é lançada em Brasília

Para melhorar ainda mais os índices de cura em crianças e adolescentes com câncer no país, foi lançada nesta terça-feira (13),  no Congresso Nacional em Brasília, a Frente Parlamentar da Prevenção e Combate ao Câncer Infantil. A iniciativa é do Deputado Federal Bibo Nunes (PSL) em parceria com o Instituto Ronald McDonald e o Instituto do Câncer Infantil. O encontro marca o início de uma campanha de mobilização para que o câncer infantojuvenil seja considerado prioritário para as políticas públicas. 

Formalização

Visando debater o tema e encontrar soluções para aumentar as chances de cura no país, a Frente foi formalizada no dia 24 abril e contou com a assinatura de 211 Deputados de diversos partidos e estados do país, além do Presidente da Câmara, o Deputado Federal Rodrigo Maia.

“É a primeira vez na história da oncologia pediátrica que temos a oportunidade de sensibilizar Deputados Federais para os problemas enfrentados pelas crianças e suas famílias. Por isso estamos propondo um debate para aprovar uma política específica para a oncologia pediátrica, que dialogue com as Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer”, destaca Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.

Importância da causa

O Deputado Federal Bibo Nunes também reforça a importância da implementação de políticas públicas em prol do câncer em crianças e adolescentes.

“A Frente vai representar o elo entre a comunidade, as entidades e o Congresso Nacional. Queremos trabalhar por políticas públicas voltadas especificamente ao câncer infantil que sempre esteve à margem das políticas direcionadas ao câncer em adultos. Vamos retratar o interesse da sociedade, a força das entidades e o poder político em prol desta causa que é muito nobre”, afirma.

Fundado em 8 de abril de 1999, o Instituto Ronald McDonald recebeu, em 2018, o Prêmio de Melhor ONG em Saúde do Brasil pelo Instituto Doar.