Hospital Erasto Gaertner inaugura espaço para crianças e adolescentes em tratamento de câncer e seus familiares

efrm

Com capacidade para 46 pessoas, o Espaço da Família Ronald McDonald oferece conforto e acolhimento às famílias

O Hospital Erasto Gaertner inaugurou hoje (17), em Curitiba, o Espaço da Família Ronald McDonald, uma área de convivência na ala de pediatria oncológica para atender crianças e adolescentes em tratamento de câncer e seus familiares. O Espaço da Família é um programa global, com coordenação no Brasil pelo Instituto Ronald McDonald, que permite reduzir os índices de abandono do tratamento do câncer infantojuvenil, tornando o tempo de espera menos desgastante e favorecendo contato entre familiares e equipe médica.

Presente em 23 países, o programa visa oferecer conforto e acolhimento para as famílias das crianças e dos adolescentes em tratamento. “O Espaço Família é uma grande parceria com o Instituto Ronald MacDonald e dentro da nossa estrutura será fundamental para garantir um atendimento ainda mais humanizado. A construção de um espaço que não tem características hospitalares, e sim de uma casa, residência, contribui para a aderência ao tratamento e, consequentemente, para resultados positivos. Todos só têm a ganhar”, afirma Adriano Lago, superintendente do Hospital Erasto Gaertner, referência nacional para tratamento do câncer, diagnosticando mais de 200 casos novos por ano e realizando 7.236 atendimentos anuais, na Pediatria.

17439853_10211930994091530_2017699388_n

Com uma área total de 206 metros quadrados, o Espaço da Família no Erasto Gaertner tem capacidade para receber 46 pessoas, ou 11 famílias por dia. O novo espaço oferece um ambiente humanizado, com brinquedoteca, sala de aula, fraldário, espaço para adolescentes, banheiros acessíveis e sala de estar, além de uma passarela coberta para ligação com o hospital. O conceito do projeto arquitetônico prevê o aproveitamento de luz natural e conforto acústico e térmico.

“O Espaço da Família torna o tempo de espera menos desgastante para os familiares. E favorece o contato com a equipe médica, uma vez que está muito próximo da unidade pediátrica, o que melhora a adesão aos tratamentos mais complicados”, afirmou Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald, que destinou ao Hospital Erasto Gaertner cerca de R$ 633,5 mil para a construção do novo espaço. O recurso foi levantado por meio de campanhas, como o McDia Feliz. Esta será a quarta unidade do programa global instalada no Brasil. As outras três estão localizadas em Sorocaba e Barretos, em São Paulo, e Cuiabá, em Mato Grosso.