O mercado empresarial é repleto de iniciativas de sucesso, e também de fracassos. São erros e acertos que servem de exemplo e vão apresentando o caminho das pedras. Dia desses conheci uma ação muito interessante de voluntariado empresarial que venho acompanhando desde então. Eu já sabia sobre a ação da 3M, uma empresa multinacional presente diversos países pelo mundo, que une ciência, tecnologia e inovação.
A 3M Impact tornou-se um programa global da empresa para trocar as salas de reuniões, os escritórios e os problemas cotidianos por uma nova perspectiva. Não entendeu? Vamos lá!
A 3M está promovendo um intercâmbio social com os seus funcionários. São 10 nacionalidades diferentes que desembarcaram em Campinas, no interior de São Paulo, para fazer trabalho voluntário em instituições sem fins lucrativos da região.
A ideia é usar as habilidades dos seus funcionários para ajudar em questões sociais. São profissionais de diversas áreas, do marketing à engenharia, que se unem em um verdadeiro time da solidariedade para, juntos, encontrar a melhor solução.
Divididos em grupos que atuarão durante 15 dias em 3 instituições, o projeto impacta diretamente quase 1500 pessoas, além, é claro, do benefício indireto que retorna para toda a sociedade.
O que a empresa ganha com isso?
Se você está achando que os funcionários não estão disposto a passarem por todo esse processo, você está muito enganado. Foram mais de 800 inscrições, vindas de todas as unidades da empresa, para um rigoroso processo seletivo. Mais de 60 países participantes integraram 800 inscrições em que foram selecionados um grupo de 50 pessoas.
A oportunidade incentivada pela empresa não só colabora com a sociedade promovendo ações construtivas, como fortalece a própria empresa. A contrapartida para os funcionários está na possibilidade de conhecer outros países, enquanto aprendem e desenvolvem novas habilidades.
A iniciativa estimula que esses funcionários possam descobrir novos caminhos e aprimorar cada vez mais seu desenvolvimento profissional a partir da experiência vivida.
São inúmeros benefícios para todos os envolvidos: conhecer a realidade social de outro país, aprender uma nova língua, agregar novos conhecimentos, promover um ambiente interno que favoreça a melhor performance das equipes, colaborar com o mundo exterior construindo credibilidade e comprometimento social diante do mercado e seus consumidores.
Ou seja, uma ação que beneficia sociedade, funcionários e a empresa. Atitude que muda o cenário empresarial e serve de exemplo para a promoção de práticas integradas e contínuas que pensem um caminho estratégico e equilibrado entre os sonhos e as fontes de recursos.
O que achou? Inspirado para pensar uma atuação que combine com sua empresa?