20 anos de Instituto Ronald McDonald: celebrando maturidade e compromisso

Ano após ano celebramos o nascer. O nascer de uma vida, de um amor ou de uma ideia. Datas que delimitam fases e mostram que o tempo é agente da transformação.

Não é à toa que tantas pessoas celebram aniversários como se fossem primaveras, estação do renascer das flores, pois é como amanhecer um e dormir outro.

Tempos em tempos essas fases são ainda mais simbólicas, sinalizam o fim e o começo de um novo olhar sobre a vida. Os 20 anos são um desses marcos temporais que transmutam.

Leia mais →
Comentários: 0 / Compartilhar:

Retinoblastoma: o primeiro sinal pode estar a um passo da cura

Em essência, câncer é o nome dado para um conjunto de doenças que têm em comum a multiplicação rápida de células malignas. Elas crescem desorientadamente afetando o funcionamento de tecidos e órgãos. Existem diferentes tipos de câncer que se manifestam através de sintomas específicos. Este texto vai falar sobre um deles: o retinoblastoma.

Uma das características do retinoblastoma é que sua manifestação mais comum acontece nos primeiros anos de vida. Ou seja, afeta principalmente crianças. O  sintoma mais presente é o aparecimento de uma mancha branca na retina, chamada leucocoria. Geralmente, se destaca quando um flash ou feixe de luz incide na pupila, surgindo um reflexo branco no olho bem parecido ao olho de um gato. Isso acontece porque o retinoblastoma é um câncer que afeta a retina. Não se sabe ao certo se a doença é hereditária ou não, mas o fato é que ela é congênita, o que significa que já está presente desde o nascimento e pode estar relacionada com a formação do organismo.

Leia mais →
Comentários: 0 / Compartilhar:

Engajamento ou participação? Saiba como estimular sua rede de voluntários

O trabalho voluntário, quando aplicado a empresas, exige um cuidado com a divisão das atividades, os deveres e, principalmente, a organização do tempo. Isso porque, em grande parte dos casos, o Programa de Voluntariado caminha paralelo às funções de trabalho. Entretanto, como já falamos aqui no Blog, o trabalho voluntário, antes de ser voluntário, é trabalho. Portanto, para alcançar as metas estabelecidas no projeto é essencial manter o alinhamento da equipe e o compromisso de realização.  

Neste caso, a questão perpassa pelo vínculo empregatício entre empresa e funcionário, o que gera entraves burocráticos que demandam uma maior atenção. Inclusive, pode ser um fator de influência no engajamento e – às vezes – resultar apenas em participação, ou, uma participação compulsória.

Leia mais →
Comentários: 0 / Compartilhar:

Outono chegou? 5 motivos para você aproveitar a estação!

O verão acabou e o outono já chegou com todo o seu charme. E esta é uma ótima época para aproveitar o dia ao ar livre e curtir as temperaturas mais amenas. Pensando nisso, trouxemos 5 dicas de passeios para você e sua família e mais uma lista bônus de cuidado com a sua saúde.

A gente ama o verão? Sim. A gente ama o verão pelas praias, piscina, sol, férias… mas nada mais gostoso do que o ciclo de estações que de tempos em tempos dão cara nova a tudo. O dias se renovam em tons e sensações para que possamos curtir um pouquinho de cada temporada sem enjoar.

Com o fim do verão, hoje é o dia de dar oi ao outono. Essa é uma ótima estação para quem gosta de aproveitar o dia sem sentir que corpo cansado.

É nesta época do ano que as praças ficam cheias de folhas pelo chão e o sol dá aquela diminuída causando dias incríveis de temperatura amena.E essa característica é um convite para os passeios e a diversão. Pensando nisso, trouxemos uma lista para você aproveitar esta estação ao lado de quem você mais ama: seus filhos. Continua aqui com a gente!

Leia mais →
Comentários: 0 / Compartilhar:

Está com dúvida sobre trabalho voluntário? Então aqui é o seu lugar!

Se você está pensando em se tornar um voluntário, mas ainda não sabe direito como fazer, qual instituição escolher, e está cheio de dúvidas, esse texto vai falar sobre algumas perguntas frequentes que podem dar aquele empurrão necessário para você começar já.

A solidariedade sempre foi presente como sentimento e forma de organização na sociedade, no entanto, a conexão do mundo atual deu um novo significado a ela.

Com o amplo acesso à informação, é possível saber sobre as mazelas que atingem milhares de pessoas pelo mundo todo. Além disso, também permite conhecer ações e projetos inspiradores, o que acaba gerando um desejo por se movimentar. 

Leia mais →
Comentários: 0 / Compartilhar:

5 aplicativos para ajudar com a maternidade

Ser mãe pode ser uma escolha, um sonho ou até mesmo uma surpresa. Seja qual for a emoção envolvida, o nascimento de uma criança é um marco de transformação. A partir daí surge um jeito novo de organizar e sentir.


A maternidade é um caminho de muito aprendizado e autoconhecimento. Para começar, a própria gravidez, principalmente para as mulheres, é uma mistura de muitos sentimentos e mudanças. Desde a descoberta, passando pelas intensas alterações hormonais até o próprio nascimento. Tudo é uma experiência única e potente.

Antigamente, era muito comum que as mães mais jovens fossem amparadas pelas suas mães e avós. O mundo mudou e com ele a relação da mulher com a maternidade também. Hoje, é natural que a mulher tenha filhos tardiamente, e ainda, que saiam de casa para estudar ou trabalhar muito cedo. De certa forma, isso as faz estar mais independentes durante a gravidez e toda a maternidade. Por isso, elas precisaram reinventar suas redes de apoio familiar e somaram tecnologia e empoderamento feminino para alcançar o objetivo. Sendo assim, surgiram ferramentas tecnológicas que colaboram com esta caminhada.

Leia mais →
Comentários: 0 / Compartilhar:

Dia Internacional da Mulher:  data para reconhecer e apoiar

A maternidade é uma experiência, sem dúvida, bastante feminina. Não que a responsabilidade por aquele novo ser seja inteiramente da mulher, muito pelo contrário, é preciso reforçar diariamente a importância da presença paterna nessa formação. Entretanto, é particular participar de forma tão próxima de uma outra existência desde a sua fecundação. No dia da mulher, é inevitável não reconhecer e apoiar a força que reverbera de uma mãe/mulher.


Se você, imediatamente, se lembrou de alguma mulher cuja maternidade é símbolo de resistência, então continue lendo este texto porque é sobre coragem que vamos falar.

Leia mais →
Comentários: 0 / Compartilhar:

Redes de apoio: uma forma de cuidar e ser cuidado

Celebrar os sentimentos bons em datas especiais é uma forma de valorizar a existência deles. É por isso que existem datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e até mesmo os aniversários. São dias dedicados a festejar o que há de mais gostoso e feliz na nossa vida. Hoje, falaremos sobre outra data especial.


Em fevereiro temos o Dia da Amizade, celebrado no último dia 14. Ok. Você pode estar se questionando: “ué, mas a amizade não é comemorada em julho?”. Sim, também. No entanto, em fevereiro o Brasil faz uma adaptação do Valentine’s Day, o Dia de São Valentim, que em muitos países é semelhante ao nosso Dia dos Namorados, dia 12 de junho.

Como o Brasil já tinha esta data reservada aos amantes, dia 14 de fevereiro foi adaptado para a celebração do Dia da Amizade. Afinal, como já dissemos aqui, essas datas são oportunidades de comemorar os bons sentimentos.

Sendo assim…

Leia mais →
Comentários: 0 / Compartilhar:

5 dicas para você começar a levar uma vida leve

A vida não é mesmo fácil. Ela feita de altos e baixos que vão escrevendo nossa história. Às vezes as coisas ficam tão difíceis que chegamos a acreditar que não vamos dar conta. Mas levar uma vida leve é possível e nós vamos te mostrar como agora.


Quanto a isto, não há muito o que fazer. É preciso encarar cada desafio com destreza e confiança, acreditando sempre que tudo tem o seu propósito.

Como esta verdade não é nada particular, significa que todo mundo vive uma montanha russa de acontecimentos durante a vida. Por isso, algumas táticas foram desenvolvidas e aprimoradas de forma a enfrentar de maneira mais saudável os percalços da vida.

Leia mais →
Comentários: 0 / Compartilhar: