5 hábitos saudáveis para aprender na infância (e levar para toda vida)

A infância é uma fase de pura descoberta. Qualquer experiência é uma oportunidade para somar aprendizados para o resto da vida. É na infância que muitos hábitos são adquiridos e os primeiros traços da personalidade se evidenciam. No início, esses aprendizados ainda são reflexos dos comportamentos paternos, já que crianças aprendem através do exemplo das suas referências mais próximas.


Então, como os pais podem ajudar nesse processo?

Alguns hábitos, principalmente aqueles que farão bem no futuro devem começar pelos pais. Quando adotados por toda a família, servem como incentivo e, aos poucos, vão se naturalizando.

Muitos problemas de saúde dos pequenos são reflexos dos maus hábitos dos adultos. Por isso é tão importante se preocupar desde muito cedo.

Não precisa mudar tudo, com calma cada dia será uma novidade gostosa para aprender.

Alimentação saudável

Procure mudar a dieta alimentar da sua família devagar. Faça pequenas trocas como o refrigerante por suco natural, os biscoitos por frutas, as frituras por alimentos cozidos ou assados. Já um ótimo começo.

Praticar exercícios

Ter uma rotina diária de exercício é um verdadeiro desafio para os adultos, mas você sabia que as crianças adoram? Crianças têm energia de sobra para gastar, por isso elas podem te motivar a tornar uma atividade física uma hora prazerosa. Incentive esportes, passeio a lugares abertos, contato com a natureza, principalmente, atividades que podem ser feitas juntas.

Higiene pessoal

Parece esquisito falar sobre higiene pessoal, não é mesmo? Mas saiba que muitas crianças demoram a incorporar práticas simples, como lavar as mãos antes de se alimentar, porque os próprios pais não seguem esta regra. A dica é tentar alinhar os mesmos horários para toda a família, compartilhando esses pequenos detalhes da rotina para certificar que ninguém ficou para trás.

Leitura

Ler expande o conhecimento sobre o mundo e sobre si próprio. Além de ajudar na escola e na formação intelectual de cada pessoa, também pode ser ótimo para a saúde psicológica. Se você já tem o hábito de ler para seu filho dormir, continue. Quando eles estiverem lendo sozinhos, tire alguns minutos da semana para dedicar à leitura juntos (mesmo que elas sejam diferentes).

Incentive a sustentabilidade

Não dá mais para viver nossos dias sem pensar nas consequências das nossas atitudes para o meio ambiente. Separar e produzir menos lixo, ter consciência com o consumo, reciclar brinquedos e roupas são ações simples que podem ser feitas em família e ensinam muito. É só começar.

Viu como não tem nada de difícil?

Obviamente, a paciência é uma aliada. Leva tempo até que estes hábitos saudáveis façam parte, de verdade, do dia a dia em família, mas alguns comportamentos só tem uma cara de complicado porque falta-nos o costume. Se tiver adaptação desde cedo, não é preciso se preocupar com os riscos – inclusive de saúde – que hábitos ruins podem trazer para o futuro das crianças.

Se empolgou? Então você vai adorar conhecer as dicas de meditação para crianças aqui do blog que também pode virar um hábito para toda a família.

Topa experimentar? Confira essas dicas de bem-estar para crianças e adolescentes com câncer.