Conheça o Programa Atenção Integral do Instituto Ronald McDonald

Lançado em 2009, o Atenção Integral tem como objetivo destinar recursos para ações efetivas para combater o câncer infantojuvenil. O Programa ajuda crianças com a doença através dos cuidados antes, durante e depois do tratamento. Para a realização do programa, o Instituto conta com uma rede parceira com mais de 60 instituições que atuam com oncologia pediátrica de norte a sul do país.

Como funciona o Programa Atenção Integral?

O programa apresenta quatro linhas de ação pensadas para criar uma extensa e eficiente rede de apoio para as famílias que mais necessitam.

Linha A:

O Instituto apoia e participa da construção, reforma, adequação ou compra de espaços físicos específicos, tudo com o objetivo de dar assistência oncopediátrica. O Instituto também faz a contratação de serviços de terceiros e a aquisição de equipamentos para assistência oncopediátrica, incluindo espaços para atividades terapêuticas, serviços de transplante de medula óssea, laboratórios e unidades de terapia intensiva

Linha B:

São criadas maneiras de impedir o abandono, ou não aderência ao tratamento, como o Espaço da Família e a Casa Ronald McDonald. Ajudando com transporte, alimentação, hospedagem e facilitando a jornada dos jovens pacientes e de suas famílias. O Instituto também financia e ajuda com outras ações para ajudar na execução dos projetos.

Linha C:

Nesta linha, são apoiados projetos que têm como objetivo de dar suporte psicossocial aos jovens pacientes e suas famílias, além do suporte jurídico e educacional. Também são apoiadas iniciativas como classes de cooperação e oficinas de capacitação profissional.

Linha D:

Esta linha procura dar ênfase em criar estratégias e ações de capacitação, como fóruns , cursos, seminários e mais. Além da criação de outras ações que colaborem com o fortalecimento das redes de atenção em âmbito nacional e regional.