ARTIGO: O mundo que queremos ajudar a construir

O mundo virou de ponta-cabeça nos últimos anos. Mas uma coisa não mudou: o compromisso que o Instituto Ronald McDonald mantém para transformá-lo em um lugar melhor. A marca McDonald’s é parte deste objetivo desde quando tudo era apenas um sonho de um grupo de idealistas na década de 1990. Investimos nossos esforços e recursos, envolvemos nosso Sistema (funcionários, franqueados e fornecedores) para fazerem parte desta grande mobilização de solidariedade.

O resultado é uma rede forte e consolidada que contribui para transformar a realidade da saúde das crianças e dos jovens em todo o Brasil.

Se nos dias de hoje o cuidado com o meio ambiente, o engajamento em causas sociais e o alinhamento da governança são conhecidos pela sigla ESG (Environmental,Social and Governance), é preciso dizer que este conjunto de práticas faz parte do DNA do McDonald’s há décadas.

Estivemos na vanguarda de iniciativas socioambientais e na adoção de uma causa social que conquistou um lugar no coração dos brasileiros: o apoio a crianças e adolescentes com câncer e suas famílias.

Tenho muito orgulho em dizer que minha trajetória de 39 anos no McDonald’s permitiu que eu testemunhasse o impacto do trabalho do Instituto Ronald McDonald na vida de milhares de pessoas. O McDia Feliz, a primeira grande campanha de mobilização pela cura do câncer infantojuvenil do país, se tornou um exemplo do impacto que o investimento social privado pode proporcionar.

Em 2023, a campanha completou seu 35º aniversário, com imenso reconhecimento entre as iniciativas pública, privada e a sociedade civil.

Muito se conquistou, mas ainda há muito a fazer: o câncer é a principal causa de morte por doença na faixa etária de 1 a 19 anos. Muitos hospitais, instituições e famílias dependem da nossa mobilização para garantir mais chances de cura para suas crianças.

E estamos aqui para encarar este desafio. Foi com a experiência de um veterano e o entusiasmo de um aprendiz que em 2022 assumi a presidência do Conselho Gestor do Instituto Ronald McDonald. Muito me orgulho do comprometimento da equipe e da capacidade de inovação que se tornaram essenciais para os resultados que alcançamos.

Rogério Barreira, Presidente do Conselho Gestor do Instituto Ronald McDonald e da Arcos Dorados – Divisão Brasil