ARTIGO: O Poder coletivo no combate ao câncer infantojuvenil

O verdadeiro potencial da transformação reside na união de milhares de corações dispostos a fazer a diferença. Em 2023, fomos testemunhas não apenas da evolução do terceiro setor, mas da resiliência e compaixão de todos que abraçaram a nossa causa. Agora, em janeiro de 2024, continuamos a jornada do Instituto Ronald McDonald, explorando como cada brasileiro tem contribuído para iluminar o caminho daqueles que enfrentam a luta contra o câncer infantojuvenil.

Como líder de uma organização do terceiro setor, cada passo dado reflete uma sensibilidade única, especialmente para mulheres em cargos de liderança. Destaco a urgência em proporcionar soluções para promover a cura para crianças e adolescentes, além de aliviar a dor de suas famílias.

Minha trajetória de 19 anos iniciou-se como assistente de comunicação, crescendo até alcançar a posição de CEO. Esta ascensão não é apenas uma conquista pessoal, mas também uma representação do papel crucial das mulheres no terceiro setor. A liderança feminina oferece uma abordagem única, combinando empatia, resiliência e determinação incansável.

Ao trilhar esse caminho, minha jornada como mulher e mãe tornou-se uma fonte constante de motivação. Meu filho Rodrigo, hoje com 19 anos, não apenas enriquece minha vida pessoal, mas também aprimora meu entendimento sobre as complexidades enfrentadas por mães que dedicam suas vidas à batalha pela cura de seus filhos. Ser mãe não é apenas uma faceta da minha vida, mas uma força motriz que impulsiona a urgência de criar impacto e fazer a diferença.

A mulher, líder e mãe que sou convergem sua força para transformar a realidade do câncer infantojuvenil no Brasil. O Instituto Ronald McDonald é o epicentro dessa missão, focado em aumentar as chances de cura, promover qualidade de vida e oferecer apoio integral às famílias afetadas. A liderança feminina guia nossas ações, proporcionando um olhar atento às necessidades das famílias e um compromisso inabalável em aliviar o fardo que carregam.

O McDia Feliz 2023 testemunhou a incrível solidariedade brasileira. Em sua 35ª edição, a campanha consagrou-se como a maior da história, arrecadando R$ 20.9 milhões. Esses recursos se traduzem em 72 projetos de 51 instituições de oncologia pediátrica lideradas pelo Instituto Ronald McDonald, impactando mais de 3 milhões de crianças e jovens diretamente. O Instituto, parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), está presente em 62 países, com mais de 1,4 milhão de hospedagens oferecidas globalmente.

Ao olharmos para os 24 anos de impacto do Instituto Ronald McDonald, vemos números que refletem compromisso e dedicação. Mais de R$ 378 milhões investidos em oncologia pediátrica no país, beneficiando 10 milhões de crianças e adolescentes indiretamente. Em 2023, o Programa Diagnóstico Precoce capacitou 2.929 profissionais de saúde e educadores, sensibilizando-os sobre os sinais do câncer infantojuvenil.

Enquanto lidero essa missão, expresso minha gratidão a todos que se uniram a nós. Num mundo onde as mulheres desempenham papéis cruciais, a urgência de criar impacto é conduzida pela força, sensibilidade e resiliência que caracterizam a liderança feminina. Unidos, transformamos vidas e inspiramos esperança. Que cada gesto de bondade continue a iluminar o caminho daqueles que mais precisam. Sabemos que a força coletiva nos ajudará a transformar o ano em que completamos 25 anos de atuação no Brasil em um ano histórico para o terceiro setor, mudando a vida de milhares de pessoas.