Dia de Doar: Conheça a ação solidária mundial que ocorre no dia 29 de novembro, em prol de crianças e adolescentes com câncer

Há mais de 23 anos, o Instituto Ronald McDonald, organização sem fins lucrativos, atua para propiciar saúde e bem-estar de crianças e jovens e aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil

“Eu agradeço muito a esse apoio. Sem essa ajuda nem sei se teria minha filha comigo hoje. Depois que isso tudo passar e quando ela crescer, Julia será modelo e estilista. E eu tenho certeza que ela vai realizar todos os seus sonhos”. O depoimento emocionado é de Milene Pereira, mãe da Julia, que em 2008 foi diagnostica com glicogenose hepática 1B, e, em 2014, um novo diagnóstico apontou mielodisplasia.  Elas fazem parte do grupo de famílias que foram auxiliadas através de ações de ONGs como o Instituto Ronald McDonald, que age através de doações para melhorar as chances de cura do câncer infantojuvenil em todo o país.

Por isso, na próxima terça-feira, 29 de novembro, o Brasil inteiro vai se mobilizar pelo Dia de Doar. A data marca uma grande campanha para promover a cultura de doação no Brasil e no mundo. Milhares de organizações estarão preparadas para receber doações, e milhões de brasileiros vão demonstrar seu apoio doando e tornando pública a doação, compartilhando a hashtag #diadedoar nas mídias sociais. Uma dessas organizações participantes é o Instituto Ronald McDonald, instituição sem fins lucrativos presente há mais de 23 anos no Brasil, investe em projetos promover a saúde e bem-estar de crianças e jovens com câncer, como o Programa Diagnóstico Precoce, de forma a ampliar a identificação precoce da doença.

“Trabalhamos incansavelmente na busca para aumentar as chances de cura em todos os Estados do Brasil. Isso porque a desigualdade é real até mesmo na cura: o câncer não diferencia a criança que afetará, mas onde essa criança nasce e vive pode influenciar diretamente nas suas chances de sobrevivência”, explica Bianca Provedel, Diretora Executiva do Instituto Ronald McDonald. Conforme o levantamento feito pelo Inca, enquanto as chances médias de sobrevivência nas regiões Sul são 75% e na região Sudeste são 70%, nas Região Centro-Oeste, Nordeste e Norte elas são 65%, 60% e 50% respectivamente.

O Instituto Ronald McDonald conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Para fazer parte dessa grande corrente do bem e ajudar na luta de crianças e adolescentes em tratamento oncológico, acesse Dia de Doar 2022 | Instituto Ronald McDonalds de Apoio à Criança. (colabore.org).

O câncer é uma das doenças que mais mata crianças e jovens de 1 a 19 anos, conforme estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), com o surgimento de um novo caso a cada hora no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que anualmente surjam cerca de 403 mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes, e que a cada três minutos uma criança morre vitimada pela doença.