Instituto Ronald inova e transforma Programa Diagnóstico Precoce 100% online

Diagnosticar de forma precoce o câncer infantojuvenil significa aumentar as chances de cura da doença. Por isso, identificar os sinais e sintomas logo no início é muito importante, já que o câncer em crianças e adolescentes pode ser confundido com outras doenças da infância. Promover capacitações junto aos profissionais de saúde para disseminar conhecimento sobre a causa é uma das medidas para mudar o cenário da oncologia pediátrica no Brasil.

Após capacitar mais de 26 mil profissionais por meio do Programa Diagnóstico Precoce, o Instituto Ronald McDonald, neste momento de pandemia, inovou sua metodologia e implementou o curso em um formato 100% digital. Além de abordar profissionais de saúde, a sensibilização online agora disponibiliza todo o conteúdo também para estudantes de medicina e enfermagem.

“Quando falamos em câncer infantojuvenil, o tempo entre a suspeita e o início do tratamento é um fator crucial. Na maioria das vezes, o atraso decorre em função da demora para identificar os sinais e sintomas da doença. O Programa Diagnóstico Precoce vem suprindo esta lacuna, levando informação qualificada sobre o tema aos profissionais de saúde, futuros médicos e enfermeiros”, explica Viviane Junqueira, Líder do Programa Diagnóstico Precoce do Instituto Ronald.

Estudante de medicina, Manoela P. Pedro, de 25 anos, de Cascavel (PR), integrou a 2 turma de sensibilização online do Programa Diagnóstico Precoce, realizada nos dias 28 e 29 de setembro, em parceria com o Hospital da Uopeccan. E os resultados positivos já começaram:

“Com o curso, a suspeita da doença se tornou mais clara. Por isso que, ao compartilhar esses conhecimentos com uma colega da área, identificamos uma forte suspeita de câncer em uma criança, pois o quadro clínico era compatível com a doença. E realmente foi diagnosticada com leucemia e já iniciou o tratamento. Tenho certeza que o curso é fundamental, principalmente para estudantes que não têm contato com a matéria de oncologia durante a graduação”, destaca Manoela.

Quer saber mais sobre o Programa Diagnóstico Precoce?
Acesse: www.institutoronald.org.br/o_que_nos_fazemos