1º Simpósio de Oncologia Pediátrica do Pará conta com participação do Instituto Ronald McDonald

O 1° Simpósio de Oncologia Pediátrica, realizado nos dias 14 e 15 de setembro, no Teatro Maria Sylvia Nunes, reuniu especialistas para discutir e sensibilizar temas relevantes à área da Oncopediatria na região. O evento, organizado pela Casa Ronald McDonald Belém, contou com a participação da Viviane Junqueira e do Chico Neves, porta-vozes do Instituto Ronald, e tinha como objetivo proporcionar conhecimentos e estratégias para aprimorar o tratamento e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer, com a promoção de um impacto social positivo no território paraense.

O Pará lidera o ranking de novos casos de câncer infantojuvenil na Região Norte. Segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para o ano de 2023, no estado, é que cerca de 280 meninas e meninos sejam diagnosticados com a doença. Em todo o Brasil esses números devem chegar a um total de 7.930 pacientes. Por isso, o simpósio ofereceu informações essenciais para promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre profissionais da saúde que lutam diariamente contra o câncer infantojuvenil. O câncer é uma batalha que não pode ser enfrentada isoladamente. Portanto, o Simpósio foi uma oportunidade para unir especialistas engajados, compartilhando perspectivas e avanços no tratamento da doença.

Entre os convidados estão: Patrícia Santos, psicóloga clínica e da saúde, neuropsicóloga e coordenadora estadual da Atenção Oncológica na Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA); Viviane Junqueira, representante do Instituto Ronald McDonald – RJ; Dr. Tadeu Fernando Fernandes, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria; Dra. Alayde Wanderley, diretora técnica do Hospital Infantil Octávio Lobo (HOIOL)- PA; Dr. Algemir Lunardi Brunetto, chefe do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) – RS; Wagner Santana, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), de Francisco Morato- SP.
Os debates serão pautados por importantes temas, entre eles: as problemáticas no tratamento do câncer infantojuvenil, como o abandono das terapias. A rede de apoio aos pacientes e familiares, também, será um dos destaques, assim como os desafios da oncologia pediátrica a crianças e adolescentes indígenas no Pará.

Linha de produtos McDia Feliz

Com objetivo de ajudar milhares de crianças e adolescentes com câncer, o Instituto Ronald McDonald também conta com uma linha de produtos McDia Feliz, com estampas exclusivas assinadas pela
renomada estilista Lethicia Bronstein e com venda revertida para a causa. Fazem parte da coleção diversas peças, como camisetas, moletons, sacolas, sacochilas e croppeds, com ilustrações da campanha McDia Feliz. Toda a compra de produtos personalizados com o tema da campanha terá o valor revertido para a causa do câncer infantojuvenil no Brasil. Para adquirir o seu produto customizado e os tíquetes digitais antecipados de Big Mac, basta acessar: https://www.mcdiafeliz.org.br/nossos-produtos).

Sobre o Instituto Ronald McDonald

Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald (IRM) há mais 24 anos atua para promover saúde e bem-estar de crianças, adolescentes e suas famílias e contribui para aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil. Para atingir esse objetivo, o Instituto Ronald McDonald trabalha promovendo a estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, a capacitação de estudantes e profissionais de saúde para realizarem o diagnóstico precoce, incentiva a adesão a protocolos clínicos e promove disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre os programas e as instituições beneficiadas em Instituto Ronald McDonald.