Diagnóstico Precoce é tema de seminário realizado pelo CACC

Com patrocínio do Instituto Ronald McDonald, evento tratará de desafios e perspectivas para câncer infantil e juvenil

Nos próximos dias 18 e 19 de março acontecerá em Santa Maria (RS), o seminário “Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil”. O evento será realizado pelo Centro de Apoio à Criança com Câncer (CACC) e tem o patrocínio do Instituto Ronald McDonald.

Durante dois dias, profissionais da área da saúde e pessoas engajadas no combate ao câncer, discutirão sobre temas que refletem no cotidiano de pacientes, familiares, voluntários e profissionais. Serão fomentadas discussões sobre o direito da criança com câncer, os aspectos emocionais, autoestima e qualidade de vida, implantação de políticas públicas que possam aumentar as chances de cura do câncer infantil e juvenil.

A grande mensagem que o seminário pretende levar é que somente com o diagnóstico precoce e informação é possível diminuir a mortalidade de crianças e adolescentes acometidos pelo câncer. Qualificar profissionais da saúde para que estejam aptos a diagnosticar de maneira eficaz os principais sintomas de câncer, pode reduzir pela metade o tempo de início do tratamento. Essa ‘matemática’ reflete, na mesma proporção, no aumento das chances de cura da doença.

Ao final do evento será realizado um jantar de confraternização, por adesão, em homenagem aos 20 anos da instituição.

“Estamos felizes que o diagnóstico precoce seja o mote do evento. Temos certeza que durante esses dois dias muitas ideias e projetos bacanas sairão das mesas de debate. Fomentar a discussão acerca de um assunto tão importante é algo imprescindível para que continuemos no caminho e na busca pela vitória contra o câncer infantil e juvenil”, ressalta Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.

“Realizar o Seminário justamente quando o CACC completa 20 anos, é uma alegria muito grande. O evento que contará com a presença de palestrantes convidados, irá abordar temas relevantes e de interesse, momento em que a troca de informações e de ideias, com certeza resultará em benefícios. Desta forma, compreendemos que a causa da prevenção do câncer infantojuvenil se fortalece, ao mesmo tempo, que podemos contribuir para uma sociedade com mais qualidade de vida para todos.”, finaliza Marli Machado Tarragó – Presidente do CACC.