Conheça a história da Larissa: de paciente à profissional capacitada pelo Programa Diagnóstico Precoce

Hoje, vamos conhecer a história da Larissa Melo, profissional de saúde que foi capacitada em 2023 através do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, em parceria com a Casa Durval Paiva.

A médica de 26 anos já colocou seus conhecimentos à prova ao diagnosticar uma paciente com leucemia no início deste ano. Após 3 meses recebendo diversos diagnósticos diferentes e com muitas dores nas articulações, a paciente foi atendida por Larissa na UPA de Potengi, Zona Norte de Natal. Lá, a médica realizou o diagnóstico e encaminhou a pequena paciente para a Central de Regulação.

“Os profissionais da saúde precisam estar sempre atentos aos primeiros sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Isso porque as Unidades de Pronto Atendimento e outras Unidades Básicas de Saúde muitas vezes não têm pediatria, e o diagnóstico precoce da doença, junto ao encaminhamento para o tratamento, pode aumentar as chances de cura e diminuir as chances de sequelas” – avaliou Larissa Melo

Esta história se torna ainda mais notável porque, aos 2 anos, Larissa foi diagnosticada com Leucemia e, após 6 meses de tratamento, conseguiu se recuperar de forma definitiva.

Ao longo de toda a sua história, o Programa Diagnóstico Precoce já capacitou cerca de 36 mil profissionais e estudantes da área da saúde, além de sensibilizar profissionais da educação básica a notarem os primeiros sinais da doença. Mas isso não seria possível sem o apoio de pessoas como você!

E você também pode ajudar apoiando o nosso programa. Cada profissional capacitado custa R$ 400,00. Vamos juntos ajudar a promover a esperança para aqueles que mais precisam?

Para apoiar o nosso programa e fazer a diferença, basta acessar a nossa página de doação e deixar sua contribuição.

Juntos somos mais fortes!