Especial Dia Mundial do Câncer: Instituto alerta sobre sintomas que podem ser confundidos com outras doenças

 

Organização possui programa que capacita profissionais e estudantes da área da saúde e sensibiliza profissionais da educação básica.

 

Nos próximos três anos, a expectativa é de que no Brasil tenha 704 mil novos casos de câncer por ano. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) e são alarmantes quando falamos de casos relativos ao público infantojuvenil, que podem chegar a atingir 7.930 ocorrências por ano. A importância de refletir sobre o assunto é intensificada em todo o mundo no dia 04 de fevereiro, Dia Mundial do Câncer.

 

O câncer é a doença que mais acomete crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, conforme estimativa do Inca, com desigualdade das chances de cura associada as regiões do país. Com sintomas silenciosos e que, na maioria das vezes, se confundem com sinais de diversas doenças comuns na infância, como febre, manchas roxas pelo corpo, e tantas outras, o diagnóstico precoce acaba sendo um grande desafio.

 

Com um olhar atento e sempre pensando além, o Instituto Ronald McDonald oferece, há quase 15 anos, o programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, que visa capacitar profissionais e estudantes da saúde e sensibilizar profissionais da educação básica sobre o tema. A necessidade e importância de estar alerta aos sinais, pode ser decisiva para aumentar as chances de resultados positivos durante o tratamento. O programa auxilia os profissionais de saúde e da área de educação a terem conhecimento sobre os sinais sugestivos do câncer infantojuvenil, e orienta sobre o encaminhamento adequado para as crianças ou adolescentes que apresentam possíveis sintomas.

 

Há quase 24 anos, o Instituto atua no país de forma consistente e determinante na luta contra o câncer infantojuvenil. Ao lançar o programa, o Instituto Ronald McDonald amplia a identificação precoce da doença. O Programa já capacitou mais de 28 mil profissionais e estudantes de saúde, impactando milhares de crianças e adolescentes. Desde 2020, o Programa também conta com uma metodologia em um formato totalmente digital.

 

De acordo com a Diretora Executiva do Instituto Ronald McDonald, Bianca Provedel, a data comemorativa da campanha é um forte aliado como recurso para manter vivo o alerta e conscientizar a população de forma geral. “Por isso a importância de campanhas como o Dia Mundial do Câncer. A data serve como um lembrete e conscientização da população sobre os cuidados de prevenção. Essas datas comemorativas do calendário são revestidas de valor por representarem o esforço de se manter um alerta ou tema.”, destaca Bianca.