Especial Dia Mundial do Câncer: Fundador transformou sua dor em propósito e hoje se dedica a auxiliar famílias

“Nossa ideia é trabalhar para que mais crianças cheguem ao hospital no estágio inicial da doença, diminuindo os custos para o tratamento e aumentando as chances de cura. Por isso, investimos no programa Diagnóstico Precoce”, destaca Francisco Neves, superintendente institucional e fundador do Instituto no Brasil, ressaltando que a missão do Instituto é aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil aos mesmos patamares dos países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que podem chegar a 80% de chances de cura. Hoje, no Brasil, a média de sobrevivência da doença é de 64%.

Chico, como é conhecido, sabe exatamente do que está falando, pois sentiu a dor que nenhum pai quer sentir, de ver seu filho partir. Marquinhos, faleceu aos 8 anos, em janeiro de 1990. Apesar da grande perda, Chico transformou sua dor em propósito e hoje se dedica a auxiliar famílias a não precisarem se despedir de seus filhos, principalmente por ele saber as dificuldades que os menos favorecidos e os que moram longe dos grandes centros enfrentam:

“Você sabia que há ainda desigualdade das chances de cura associada às regiões do país? Conforme um levantamento feito pelo Inca, enquanto as chances médias de sobrevivência nas regiões Sul são 75% e na região Sudeste são 70%, nas Região Centro-Oeste, Nordeste e Norte elas são 65%, 60% e 50% respectivamente. Isso é inadmissível!”, desabafa Chico, reforçando a importância de um diagnóstico assertivo e na fase inicial.

No Brasil, o tempo entre a percepção de sintomas e a confirmação diagnóstica do câncer infantojuvenil é longo e por isso muitos pacientes chegam ao tratamento em fase avançada da doença. Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 80,8% dos pacientes que iniciaram o tratamento da doença chegaram ao hospital sem diagnóstico.